• Carregando...
 | Walter Alves/ Gazeta do Povo
| Foto: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Interatividade

Você conhece outros locais que oferecem medicamentos gratuitos?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Quem faz uso contínuo de um ou mais medicamentos sabe que a conta costuma sair bem "salgada", principalmente se o problema de saúde é crônico, como diabete, asma, hipertensão, Alzheimer e doença de Parkinson.

Para os pacientes que querem economizar, mas não podem descuidar da saúde, existem programas do governo, iniciativas de associações de pacientes e farmácias-escola de universidades que ajudam a baratear as despesas todos os meses.

A boa notícia é que essas opções são voltadas tanto para quem tem receita emitida por um médico do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para quem realizou uma consulta particular ou por plano de saúde. E os números comprovam que o sistema privado costuma movimentar esse mercado.

Segundo levantamento feito em agosto de 2012, 53% das receitas apresentadas em estabelecimentos vinculados ao programa federal Farmácia Popular – que oferece medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto – pertenciam a pacientes que recorreram a consultas particulares. Confira cinco opções de locais que oferecem descontos – ou até gratuidade – para alguns remédios:

• Farmácia da UFPR

Como funciona: instalada na Reitoria, a Farmácia da UFPR trabalha com receitas do sistema público, convênios e médicos particulares. Os atendimentos são conduzidos por técnicos e alunos do curso de Farmácia da universidade, sempre acompanhados por farmacêuticos já formados e docentes da UFPR. Tanto os produtos industrializados quanto os medicamentos manipulados são vendidos com preços abaixo do mercado.

Tipos de medicamentos: remédios de marca, genéricos e manipulados, cremes, xampus e cosméticos. Os profissionais também prestam orientações sobre os produtos e o uso correto de cada fórmula. Há também um serviço gratuito de verificação de pressão arterial.

Exigências: não é preciso ser aluno ou funcionário da UFPR.

Fique atento: a farmácia funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 h.

Mais informações: (41) 3360-5032 e fesc@ufpr.br

• Farmácia Popular

Como funciona: qualquer pessoa pode retirar medicamentos gratuitos ou com desconto tanto com prescrição de médicos particulares quanto do SUS. Basta se dirigir às farmácias próprias do programa ou drogarias conveniadas, todas identificadas com o cartaz "Aqui tem Farmácia Popular".

Tipos de medicamentos: são oferecidos gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabete, e três opções para asma. Remédios para colesterol, glaucoma, rini­­te,­­ osteoporose, doença de Par­­kin­­son, dislipidemia, anticoncepcionais e fraldas geriátricas são vendidos com até 90% de des­­conto. A economia vale a pe­­na: uma embalagem de 15 ml de Paracetamol 200 mg custa R$ 1,27. Nas drogarias comuns, o me­­dicamento sai por R$ 5.

Exigências: basta apresentar carteira de identidade, CPF e receita médica emitida há menos de 120 dias.

Fique atento: na hora da consulta, é importante pedir ao médico que prescreva o medicamento por seu princípio ativo e não pelo nome comercial. Isso porque os estabelecimentos do sistema Farmácia Popular não são obrigados a disponibilizar todas as marcas de um remédio.

Mais informações: em Curitiba, a unidade própria da Farmácia Popular fica na Rua Cândido Lopes, 208, Centro, e os telefones são (41) 3324-7572/3813. Sobre as demais farmácias cadastradas, basta ligar para o 136 ou entrar no site www.saude.gov.br.

• Farmácia da PUCPR

Como funciona: aberta à comunidade, a farmácia conta com farmacêuticos já formados, auxiliados por alunos a partir do 3º período da graduação em Farmácia. Por lá, os medicamentos e produtos manipulados são oferecidos com descontos de 12% a 30%.

Tipos de medicamentos: a farmácia oferece medicamentos industrializados de marca e genéricos, além de manipulação de produtos dermatológicos, cápsulas e produtos homeopáticos. A farmácia conta ainda com serviços farmacêuticos prestados de maneira gratuita, como verificação de pressão arterial e inalação. Para aplicação de injeções, é cobrado apenas o custo do material utilizado.

Exigências: não é preciso ser vinculado à PUCPR. O cliente deve apresentar a receita do medicamento e documentos pessoais em caso de remédios controlados.

Fique atento: a farmácia funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 h, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2.509, no bairro Rebouças.

Mais informações: (41) 3271-5885 e www.pucpr.br/farmacia

• Apad

Como funciona: para pessoas que comprovem baixa renda, a Associação Paranaense do Diabético (Apad) oferece serviços gratuitos para diabete do tipo 1 e 2 e também as gestacionais. Para os demais, a associação oferece uma farmácia especializada, com insulinas e insumos com preços abaixo do mercado.

Tipos de medicamentos: insulinas e insumos, como tiras, agulhas e seringas. A Apad também oferece orientação gratuita para diabéticos e familiares, com cursos e palestras sobre assuntos relativos à doença, como técnicas de aplicação de insulina e orientações nutricionais.

Exigências: não há exigências para as compras e você não precisa ser associado à Apad para adquirir os produtos.

Fique atento: a farmácia não aceita cheques, mas trabalha com todos os tipos de cartões de crédito. A loja fica na sede da Apad (Avenida Iguaçu, 4.263, Santa Quitéria), e atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 h, e aos sábados, das 9 às 13 h.

Mais informações: (41) 3244-7711 e www.apad.org.br.

• Farmácia Especial

Como funciona: a Farmácia Especial distribui medicamentos gratuitos a pessoas previamente cadastradas que fazem tratamento com remédios especiais de alto custo. São atendidos tanto pacientes do SUS quanto pessoas com receitas de médicos particulares.

Tipos de medicamentos: são cerca de 160 itens, para problemas como Alzheimer, asma, hepatite, esclerose múltipla, esquizofrenia, epilepsia, Parkinson e transplante de órgãos.

Exigências: a pessoa deve se enquadrar nos protocolos clínicos da doença, preconizados pelo Ministério da Saúde. Para receber os medicamentos, é preciso apresentar a receita médica, exames recentes comprovando o problema de saúde, CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e documentos específicos para cada tipo de doença (na dúvida, é importante pedir orientação ao médico). Um protocolo para a dispensa dos medicamentos é analisado por auditores. Caso seja aprovado, a pessoa passa a receber os medicamentos periodicamente.

Fique atento: os medicamentos podem ser retirados nas duas unidades da Farmácia Especial em Curitiba. Uma fica na Rua Barão do Rio Branco, 465, Centro. A segunda, na Avenida Presidente Kennedy, 3.768, no Água Verde. Ambas funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17 h.

Mais informações: (41) 3304-7500 (Centro) e (41) 3329-2747 (Água Verde).

Fontes: Helenice Martins, gerente-geral da Apad; Deise Pontarolli, chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde; Gislene Fujiwara, farmacêutica responsável técnica pela Farmácia Escola da UFPR; assessoria de imprensa do Ministério da Saúde; e assessoria de imprensa da PUCPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]