• Carregando...

Uma liminar da 1ª Vara Federal de Curitiba, expedida na sexta-feira (5), suspendeu o processo eleitoral do Instituto Federal do Paraná (IFPR), realizado no dia 7 de maio, e que elegeu Ezequiel Westphal para a gestão 2015-2019. Westphal é o reitor da instituição desde março, quando a Justiça Federal determinou o afastamento de Irineu Colombo por entender que o mandato havia sido prorrogado indevidamente e era ilegal desde 1.° de maio de 2014. A ação que suspendeu o processo eleitoral no IFPR foi proposta pelo candidato de oposição, Frederico Fonseca.

Nilton Brandão, presidente do Sindiedutec, entidade representante dos servidores, lamentou que o processo tenha sido suspenso, mas destacou que, diante do histórico de irregularidades verificadas e denunciadas administrativa e judicialmente, a decisão era esperada. “Qualquer ação judicial que se pautasse pelos problemas do processo eleitoral reconheceria os danos à comunidade acadêmica”, disse.

O Sindiedutec havia denunciado o Conselho Superior do IFPR (Consup) e a Comissão Central por favorecerem Westphal. “Foi o próprio candidato interessado nas eleições a conduzir o processo eleitoral. O conflito de interesses é evidente; a comissão eleitoral estava sujeita ao reitor e candidato”, explicou.

O período de nove dias para campanha foi apontado como irregular. A Gazeta do Povo procurou a assessoria de imprensa do IFPR, mas não conseguiu contato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]