• Carregando...
A UTFPR é uma das sete instituições  do Paraná que oferecem vagas pelo Sistema de Seleção Unificada | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
A UTFPR é uma das sete instituições do Paraná que oferecem vagas pelo Sistema de Seleção Unificada| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O estudante que participa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem outras chances de ingressar no ensino superior e técnico. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) são duas possibilidades do Ministério da Educação (MEC) de qualificação para quem terminou o ensino médio. Conheça os programas:

Sisutec

• Formação técnica

Exame permite ingressar em cursos técnicos subsequentes

No Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), também gerenciado pelo Ministério da Educação, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação tecnológica e profissional oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos subsequentes para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas só vale a nota da prova realizada no ano imediatamente anterior à seleção. Algumas instituições adotam nota mínima para inscrição em alguns cursos. É preciso ter obtido desempenho superior a zero na redação. O candidato também pode escolher duas opções entre as instituições cadastradas. Assim como no Sisu, é permitido alterar as opções até o encerramento das inscrições. O Sisutec também faz o cálculo da nota de corte com base no número de vagas e de inscritos.Mas, se sua nota está acima da nota de corte, isso não é garantia de seleção para a vaga. A nota de corte se modifica de acordo com os inscritos. Não há pesos diferentes para cada nota, como acontece no Sisu. Na primeira edição de 2014, o Sisutec registrou um total de 1.016.211 inscrições. No Paraná, 25.831 pessoas se inscreveram. Foram ofertadas, nesse período, 15.414 vagas em 22 municípios do estado.

Prazos

O candidato selecionado na primeira opção não participa da chamada subsequente, independentemente de fazer ou não a matrícula na instituição de ensino. É preciso ficar atento aos prazos: se foi selecionado, só tem esta oportunidade de fazer a matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte. Se o candidato é selecionado na segunda opção, tendo feito ou não a matrícula na instituição, continua concorrendo, na chamada subsequente, à vaga da primeira opção. Se algum candidato selecionado desistir, por exemplo, ele pode entrar. A matrícula na vaga da primeira opção implica no cancelamento automático da matrícula feita anteriormente na segunda opção.

Desempate

Se houver duas notas iguais para o mesmo curso, como critério de desempate do Sisutec são consideradas, respectivamente a maior nota da redação, a maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; a maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; a maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; a maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Lista de espera

Não houve lista de espera na segunda seleção do Sisutec em 2014. As vagas remanescentes foram preenchidas a partir de uma nova seleção em um sistema de inscrição on-line, que encerrou em 30 de setembro.

Sisu

• Graduação

Sisu seleciona alunos das instituições públicas de ensino superior

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado em 2010, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os estudantes que fizeram o Enem, adotando a nota de maneira integral. Para se inscrever, o candidato precisa ter desempenho acima de zero na redação do Enem, mas algumas instituições exigem notas mínimas também nas provas objetivas. São duas seleções por ano. Na inscrição, o candidato pode selecionar dois cursos e mudar as opções até o encerramento das inscrições. Diariamente, o Sisu divulga a nota de corte de cada curso. Ou seja, a nota mínima necessária para classificação. O candidato pode acompanhar, pela nota de corte, se terá chance de aprovação no curso e, até o encerramento das inscrições, substituir suas opções. Mas essa nota é apenas uma referência, pois o número de inscritos muda diariamente, alterando a pontuação mínima. O cronograma do processo seletivo do Sisu para o primeiro semestre de 2015 ainda não foi divulgado. No primeiro semestre de 2014, 4.988.206 pessoas se inscreveram no programa em todo o Brasil, 218.634 delas no Paraná.

• Participação

Sete universidades do Paraná oferecem vagas pelo sistema

Na seleção do primeiro semestre de 2014, sete instituições do Paraná se cadastraram para oferecer vagas pelo Sisu: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea). Na Unila, em Foz do Iguaçu, o processo seletivo para candidatos brasileiros considera exclusivamente as notas do Enem. A UFPR está entre as universidades que utilizam a nota apenas para algumas vagas. Em 2015, 30% das vagas no processo seletivo serão preenchidas pelo Sisu. No IFPR, por sua vez, a previsão para o edital do Sisu deste ano – que ainda não foi publicado – é de que cerca de 10% das vagas para cada curso sejam ocupadas pelo programa. Nos cursos de nível superior de Bacharelado e Tecnologia do IFPR ofertados para 2015, além do processo seletivo comum, serão disponibilizadas, pelo Sisu, quatro vagas por curso, exceto para o bacharelado em Enfermagem do câmpus Palmas, que terá três vagas pelo sistema.

Para 2015, a Unioeste vai reservar 50% das vagas dos cursos de graduação para ingresso pelo Sisu e 50% pelo vestibular.

A UTFPR utiliza o Sisu de maneira integral para seleção de novos estudantes. A partir do primeiro semestre de 2015, a instituição vai ofertar os cursos de Engenharia Civil, no câmpus Apucarana, Engenharia de Alimentos, no câmpus Francisco Beltrão, Engenharia de Computação, no câmpus Toledo, e Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, nos câmpus Dois Vizinhos e Toledo. Com isso, subirá para 105 o número de cursos de graduação com vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na primeira edição de 2015.

Na seleção do segundo semestre deste ano, o IFPR vai disponibilizar 4 vagas por curso, exceto para o curso de bacharelado em Enfermagem no câmpus Palmas, que terá três vagas pelo Sisu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]