• Carregando...

Começa nesta segunda-feira (2) a entrega dos carnês IPTU-2006. A distribuição está sendo feita pelos Correios e os carnês chegarão até o dia 20 deste mês no endereço do contribuinte cadastrado na Secretaria Municipal de Finanças.

De acordo com o site da Prefeitura, quem quiser se antecipar, poderá tirar a segunda via do documento pela internet (www.curitiba.pr.gov.br) a partir desta terça-feira, dia 3. A partir do dia 16, será possível obter a segunda via também no prédio central da prefeitura ou em qualquer uma das Ruas da Cidadania.

Reajuste O IPTU 2006 teve um reajuste de 5%, que corresponde apenas à atualização monetária sobre o valor cobrado em 2005. O percentual é menor que o índice de inflação medido pelo IPCA, o que significa que não foi aplicado aumento real. O mesmo acontece com a taxa de lixo, que é cobrada junto com o IPTU, e que também teve um ajuste de 5%.

Para o contribuinte que optar pelo pagamento à vista, até o dia 10 de fevereiro, haverá uma bonificação de 7% sobre o valor total. "O abono neutraliza o reajuste e ainda garante um desconto real em relação ao valor lançado no ano passado", conta o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani.

No total, o lançamento do IPTU 2006 abrange 562 mil imóveis da capital. Destes, 398 mil são imóveis residenciais, 108 mil não residenciais e 55 mil terrenos vagos.

Segundo o diretor de rendas mobiliárias da Secretaria Municipal de Finanças, Altevir Bello dos Santos, 63 mil imóveis residenciais estão isentos do pagamento do IPTU. São os que se enquadram dentro dos critérios definidos para isenção: imóveis de uso residencial de até 70 metros quadrados, padrão de acabamento simples e valor venal inferior a R$ 26.100,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]