O Colégio Estadual Cecília Meirelles, no bairro Tarumã, fez durante toda a manhã de ontem um protesto unindo pais, alunos e professores, que pediram melhores condições para as turmas de educação integral, em funcionamento na instituição desde o início deste ano. Dos 893 alunos matriculados, 120 são atendidos nesse sistema e, para o ano que vem, de acordo com a direção do colégio, a escola deverá atender 500 estudantes. Atualmente, eles estão distribuídos em cinco turmas do 6º ano e que ficam na escola das 8 às 17 horas ininterruptamente. "A carga horária extensa sem atividades adequadas tem refletido no aumento de alunos estressados", diz João Alberto de Souza, diretor da escola. Em toda a cidade, somente duas escolas da rede estadual têm turmas integrais.
"A educação integral é uma necessidade , só que apesar do espaço disponível, não temos estrutura adequada", explica Souza. O diretor diz que a intenção do governo estadual era implantar o sistema para todas as turmas, mas a direção da escola achou por bem começar com um número reduzido de alunos.
Souza conta que a escola até pouco tempo atrás não tinha portas em alguns banheiros, e foi preciso desembolsar dinheiro próprio para a reforma, já que há grande burocracia no estado. Os alunos que deveriam ter aulas das disciplinas tradicionais, intercaladas com oficinas, que garantissem um melhor aprendizado, passam os dois períodos do dia tendo aulas comuns. É preciso, de acordo com a direção escolar, que os alunos tenham salas especiais para descansar entre os turnos ou pelo menos atividades diferentes.
Solicitações
Entre setembro de 2011 e abril de 2012, foram feitas 16 solicitações de serviços à Secretaria de Estado da Educação (Seed), mas apenas uma foi atendida.
Em nota, a Seed informou que a implantação do ensino integral no Colégio Estadual Cecília Meireles está sendo realizada de forma gradativa. Deste modo, as ações da secretaria estão sendo organizadas respeitando as demandas existentes. Ainda há o acompanhamento constante do Núcleo Regional de Educação para garantir o apoio necessário à efetivação da proposta.