• Carregando...
Juan Carlos disse a Dilma que brasileiros são “muito bem vindos” | Juan Pedro Ladeira / AFP
Juan Carlos disse a Dilma que brasileiros são “muito bem vindos”| Foto: Juan Pedro Ladeira / AFP

No dia em que o rei Juan Carlos 1.º afirmou que a Espanha adotará "medidas efetivas" para evitar que brasileiros sejam barrados, diplomatas dos dois países reunidos em Madri, ontem, parecem ter chegado a um entendimento para facilitar a entrada de visitantes do Brasil no país europeu. A previsão é de que novas medidas sejam anunciadas nos próximos dias para pôr fim à tensão diplomática. Desde abril, o Itamaraty adotou regras de reciprocidade, endurecendo as exigências para entrada de espanhóis no Brasil em represália aos maus-tratos praticados pela imigração espanhola contra brasileiros.

Uma das mudanças que poderão entrar em vigor é a possibilidade de um diplomata da embaixada brasileira ter passe livre para visitar o aeroporto de Madri, quando chegam os principais voos com brasileiros para verificar se há algum problema. No terminal aéreo de Barajas, onde fica a maior parte dos barrados brasileiros, verificou-se, por exemplo, que é muito difícil a comunicação com a embaixada. Os celulares são confiscados e o turista precisa pagar cinco euros para fazer uma ligação, mesmo quando o número dá ocupado ou a chamada não completa.

Entre as principais exigências brasileiras estavam uma linha direta com o governo da Espanha para tentar reverter decisões consideradas injustas na imigração e um relaxamento na exigência da chamada carta-convite, especialmente para aqueles que estão apenas de passagem e não vão ficar na Espanha. Hoje, o modelo espanhol é tão complicado que exige uma "prova de amizade ou parentesco" com a pessoa que vai receber o viajante – uma foto juntos, por exemplo.

Solução rápida

O impasse foi um dos assuntos tratados no encontro de ontem entre o rei espanhol e a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Em seu discurso, Juan Carlos disse confiar em uma solução rápida para o conflito. O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, afirmou que agora parece haver "vontade política" para resolver o problema. Desde 2007, cerca de 11 mil brasileiros foram barrados ao tentar entrar na Espanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]