• Carregando...

O número de denúncias de casos de pichação a imóveis públicos e particulares de Curitiba aumentou quatro vezes em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com informações da Guarda Municipal, foram registradas 1.283 denúncias de pichação no primeiro semestre de 2013. As denúncias, feitas pela central 153 da Guarda Municipal, resultaram em 189 detenções em flagrante.

Para o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, o aumento no número de denúncias é consequência da participação da população no combate ao vandalismo. "A pichação é um crime ambiental, por isso necessita da união de várias frentes do poder e também da sociedade para prevenir e combater, em proteção ao patrimônio", afirmou Carvalho.

A pichação é um crime previsto no artigo 65 de Crimes Ambientais, cujo flagrante prevê pagamento de multa no valor de R$ 714,20. Além da multa, os infratores também ficam impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos. Os menores de idade autuados cumprem medidas socioeducativas como a participação de palestras na sede da Guarda Municipal.

Do total de detenções feitas pela Guarda Municipal neste ano, 50% eram de adolescentes. Segundo o diretor da Guarda Municipal, o pichador costuma ter entre 13 e 36 anos, ter escolaridade entre ensino médio e superior, e ter poder aquisitivo de médio a alto. De acordo com Carvalho, o índice de reincidência é de apenas 3%.

Flagrante em Campo de Santana

Nesta sexta-feira (12) um homem foi flagrado pichando uma propriedade particular, localizada no bairro Campo de Santana, na região sul da cidade. Ele foi detido pela Guarda Municipal e encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente.

De acordo com o diretor Carvalho, o detido pagou a multa administrativa de R$ 714,20 e deve responder pelo crime em liberdade. Após ser liberado pela Guarda Municipal, o mesmo rapaz foi preso em flagrante por furtar uma bolsa no início da tarde desta sexta-feira. Segundo o diretor da Guarda Municipal, o homem foi encaminhado para o 4° Distrito Policial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]