• Carregando...

Um dia após a confusa passagem do papa Francisco pelo centro do Rio, com direito a engarrafamento na avenida Presidente Vargas, permanece em sigilo o roteiro dos desfiles em carro aberto nos próximos compromissos do pontífice.

Na agenda de amanhã, por exemplo, o Vaticano havia previsto a passagem do papamóvel por ruas do bairro da Tijuca, na zona norte carioca, onde o papa vai visitar o Hospital São Francisco, administrado por frades franciscanos.

Em uma inspeção recente pela região, a Polícia Federal informou à direção do hospital a provável rota do pontífice. O papa iria em carro fechado até a Igreja São Francisco Xavier, situada a aproximadamente quatro quilômetros de distância da instituição. O trajeto seria basicamente pela rua Conde de Bonfim, onde fica a unidade de saúde.

Desde o princípio, a negociação sobre o roteiro do papa em compromissos pela cidade vem sendo conduzida pela cúpula do comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude, presidido pelo arcebispo d. Orani Tempesta, e por autoridades de segurança dos governos federal e estadual.

Entretanto, o comitê organizador da JMJ informou à reportagem que não pretende anunciar os percursos em carro aberto nos próximos dias.

De acordo com um roteiro divulgado em Roma pelo Vaticano, a agenda do papa previa 16 deslocamentos no papamóvel ao longo da estadia no Rio de Janeiro. E, apesar do próprio Francisco anunciar seu desejo de estar perto do povo, as passagens do papa pelas ruas da cidade seguem desconhecidas para cariocas e peregrinos.

Presente

Ao desembarcar no hospital São Francisco, o papa vai caminhar até a capela para ser recepcionado por um coral formado por 80 frades e freiras.

O pontífice será presenteado com uma escultura de São Francisco ao lado de um doente, criada por um ex-dependente químico recuperado pela rede de tratamento da Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, entidade que administra uma rede de hospitais pelo Brasil. Francisco deve retribuir com outro presente.

A intenção era inaugurar no hospital carioca uma unidade de tratamento a dependente químicos durante a visita do papa. A construtora contratada para a obra, no entanto, não conseguiu entregar no prazo previsto, segundo informou a direção do São Francisco.

Por isso, o papa vai abençoar uma placa que será instalada na nova área do hospital, com inauguração adiada para agosto.

Na visita ao São Francisco, marcada para amanhã, às 18h30, foi mantido o encontro do papa com dois dependentes químicos em tratamento. Os escolhidos foram selecionados pelos frades franciscanos em outras unidades

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]