Lei Maria da Penha 10 anos

Hoje
desde a meia-noite

mulheres já sofreram violência doméstica

A cada 4 minutos
uma mulher é agredida no Brasil

    Matérias relacionadas:

      Lei Maria da Penha 10 anos

      A Lei Maria da Penha, que protege mulheres agredidas dentro de casa, foi sancionada há dez anos, em 7 de agosto de 2006. Para marcar a data e mostrar que, apesar da lei, a violência doméstica continua sendo um grande problema nacional, a Gazeta do Povo preparou um conteúdo especial para seus leitores.

      Além de reportagens, a Gazeta montou este “placar da violência”, que começou a contar quantas mulheres foram agredidas em todo o país desde a meia-noite de hoje. O contador soma uma nova vítima a cada quatro minutos – esse é o tempo médio em que uma mulher dá entrada em alguma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por violência doméstica.

      O placar também traz em destaque depoimentos de vítimas da violência doméstica, bem como trechos de denúncias de feminicídio ou de tentativa de feminicídio oferecidas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) à Justiça.

      Os relatos das mulheres agredidas foram colhidos pela própria reportagem da Gazeta do Povo e também foram extraídos de outras três fontes: a edição de 4 de julho de 2013 do Jornal do Senado; depoimentos fornecidos pela ONG Todas Marias; e relatos que constam da pesquisa A violência doméstica a partir do discurso de mulheres agredidas, de autoria de Natália Zancan, Virginia Wassermann e Gabriela Quadros de Lima, publicada na revista Pensando Famílias (vol.17, n.º 1, Porto Alegre, julho de 2013 – o conteúdo do trabalho pode ser acessado em https://bit.ly/2aE79TI).

      Expediente

      Diretor de Redação: Leonardo Mendes Júnior. Chefe de Redação: Audrey Possebom. Editor: Fernando Martins. Reportagens: Laura Beal Bordin. Editor Executivo de Imagem: Marcos Tavares. Web Desenvolvimento: Evandro Balmant e Marcos Alexandre Jaski. Design: Guilherme Storck. Fotomontagem sobre fotos de Maria da Penha jovem e atualmente: Robson Vilalba.