• Carregando...
Beto Richa e Almeida César durante evento em que anunciaram mudanças na estrutura da Polícia Civil | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Beto Richa e Almeida César durante evento em que anunciaram mudanças na estrutura da Polícia Civil| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Preocupação

Deputado petista quer comissão especial para investigar denúncias

O deputado Tadeu Veneri (PT) vai propor hoje a instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) na Assembleia Legislativa do Paraná para apurar as irregularidades no fundo rotativo da Polícia Civil. O líder do governo na Casa, Ademar Traiano (PSDB), disse não ver razão para a CEI, uma vez que essa seria uma questão de ordem administrativa do Executivo.

Para Veneri, é preciso esclarecer quem solicitou os recursos, quem autorizou a liberação e qual o destino do dinheiro. "Como não foi percebido em 8 anos que a delegacia de Guaraqueçaba está às ruínas, que várias delegacias no interior nunca existiram?" questionou. "A preocupação é que haja outras situações de desvios de recursos além dessa denunciada pela Gazeta do Povo."

Traiano afirmou que o governo já tomou as providências para apurar as responsabilidades e que é nessa instância política que o caso deve ser investigado. "A melhor resposta foi a ação rápida por parte do governo para responsabilizar e punir os possíveis envolvidos", declarou. "O corpo da polícia é muito amplo e, às vezes, falhas ocorrem. Não é obrigação do governador saber do funcionamento de todas as delegacias do estado."

No entanto, o secretário estadual de Controle Interno, Mauro Munhoz, admitiu que o sistema de fiscalização do governo precisa de ajustes. "As denúncias são uma demonstração de que há necessidade de melhorias, mas elas são gradativas. Esse quadro precisa ser revertido e o secretário de Segurança Pública já está fazendo isso."

Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, o deputado Mauro Moraes (PSDB) deve encaminhar um ofício ao delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, pedindo rigor nas investigações. "A Corregedoria da polícia precisa apurar os detalhes o quanto antes, sem omitir uma vírgula sequer sobre o que ocorreu."

Euclides Lucas Garcia

Outro lado

Ex-secretário diz não ter conhecimento de fraudes em sua gestão

O ex-secretário de Segurança Pública Luiz Fernando Delazari, que esteve à frente da pasta entre maio de 2003 e abril de 2010, disse que nunca teve conhecimento de irregularidades no fundo rotativo da Polícia Civil. Dos oito anos analisados pela série "Polícia Fora da Lei", seis correspondem ao período em que Delazari esteve no cargo. "Este fundo é alheio, sobre o qual o secretário não tem gestão. É um fundo da Polícia Civil, que a Polícia Civil geriu. Se eu soubesse de alguma irregularidade, ia mandar apurar", disse.

"O gestor é um delegado, quem faz o controle interno é a Polícia Civil e quem faz o controle externo é o Tribunal de Contas. Isso não chega ao secretário", completou. Delazari também se eximiu do fato do então delegado-geral Jorge Azor Pinto não ter detectado as evidências. A reportagem não conseguiu localizar o delegado Azor Pinto.

Onde o traficante é a autoridade

Pacata cidade de 3,6 mil habitantes na região Norte do Paraná, Conselheiro Mai­rinck se diferencia das demais pelo atendimento inusitado na delegacia de polícia. Quem atende a população na ausência dos policiais é um traficante. Condenado por tráfico de drogas, Davi Alves Ribeiro é o preso de confiança responsável por vigiar os três colegas de cela. O caso está longe de ser uma exceção. Em São Pedro do Ivaí, no Norte Central do estado, também são os próprios presos que vigiam os presos. Em Cruzeiro do Sul, no Noroeste, uma dona de casa fez as vezes de carcereira.

Leia a matéria completa

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou ontem uma auditoria nas contas da Polícia Civil e a reorganização de toda a estrutura administrativa da corporação. Em síntese, trata-se de uma intervenção, já que a auditagem do fundo rotativo e o novo desenho organizacional da instituição ficarão a cargo de uma empresa privada a ser contratada por meio de licitação. Ao mesmo tempo, o governador prometeu rigor nas investigações das irregularidades apresentadas pela série de reportagens iniciada no domingo pela Gazeta do Povo. A Assembleia Legislativa, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado também vão investigar as denúncias (leia mais nesta página).

O secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, detalhou que o objetivo é que a empresa terceirizada "repense" o "desenho organizacional", os procedimentos e atos de gestão da Polícia Civil. Ao mesmo tempo, a contratada deve fazer uma auditoria nas contas da corporação, principalmente no fundo rotativo. A Gazeta do Povo mostrou casos de delegacias fantasmas que continuam recebendo recursos do fundo. Segundo o governador, o edital de licitação para a contratação da empresa que fará o planejamento será publicado nas próximas semanas. Nas palavras do governador, a Polícia Civil vai passar por "uma reestruturação administrativa completa".

A princípio, não haverá substituições de delegados que comandam a Polícia Civil, mas as mudanças também podem chegar ao comando da corporação. "Todos, desde o mais simples servidor que possa ter tido uma participação nessa questão do fundo rotativo até o mais graduado delegado de polícia, ninguém vai escapar dessa investigação", assegurou Richa. "Se houver necessidade de trocar cargos, seja em qual estrutura for, é evidente que isso acontecerá. Tão ou mais importante que a mudança de pessoas é a mudança de estrutura, mudança de procedimentos, é quebra de paradigmas", complementou o secretário.

Para Almeida César, as denúncias apresentadas pela reportagem revelam um "caos" na segurança pública, alicerçado não só na estrutura organizacional da Polícia Civil, mas também na falta de investimento e no sucateamento das forças policiais do Paraná. "Tudo que foi publicado só reforça o que sentimos desde o primeiro dia: que há um profundo desmantelo da segurança pública. Municípios sem policiais, viaturas paradas, necessidade de se recompor as estruturas administrativas", definiu.

Falhas históricas

O governador e o secretário atestaram que as suspeitas de irregularidades no fundo rotativo da Polícia Civil são um problema histórico. Há pelo menos15 anos já haviam sido identificados indícios de falhas nos repasses de recursos às delegacias do interior do estado. Entretanto, não foram divulgados detalhes dos casos. "Desde 1996 existe registro na Secretaria de Segurança de que existe reclamação, existe o próprio secretário da época apontando irregularidades na gestão desse fundo rotativo em várias regiões do estado", apontou Richa.

O levantamento feito pela Gazeta do Povo considerou o período entre 2004 e 2011, intervalo sobre o qual há dados disponíveis no portal da Transparência do governo do estado. Uma equipe de jornalistas identificou valores excessivos para municípios pequenos e foi a campo para comprovar que o dinheiro saía das contas da Polícia Civil e não chegava ao destino, muitas vezes porque nem delegacia existia na cidade.

MP e TCE vão apurar os indícios de fraude

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vão investigar as denúncias publicadas na série de reportagens "Polícia Fora da Lei", iniciada domingo pela Gazeta do Povo. O MP abrirá uma investigação na Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público no âmbito cível e criminal. Já o TCE tomou três medidas para comprovar as irregularidades e melhorar a fiscalização nas contas do fundo rotativo da Polícia Civil.

De acordo com o presiden­­te do TCE, conselheiro Fernando Guimarães, o tribunal abrirá procedimentos de responsabilização. Caso se comprovem as irregularidades, os delegados gestores do fundo poderão ter de devolver o dinheiro recebido. Além disso, Guimarães já determinou a realização de estudo para desenvolver a melhor forma de fiscalizar o dinheiro do fundo. Hoje, a prestação de contas dessa verba está inclusa nas contas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

"A lei estabelece que esse fundo seja repassado para a delegacia. Essas pessoas que receberam o recurso retornam a prestação de contas para a secretaria. E a consolidação dessa prestação é encaminhada ao TC pela prestação anual da Sesp", explica Guimarães. Pela proposta do conselheiro, a prestação de contas do fundo deve ser analisada de forma específica e não dentro das contas da secretaria.

Guimarães admite que as contas do fundo rotativo passaram pelo TCE sem que os auditores fossem checar o destino final dos recursos, nas delegacias. "No geral das contas da Sesp, o porcentual do fundo rotativo, não que seja irrelevante, mas é pequeno em relação às outras despesas. E, como temos dificuldades de recursos humanos e materiais, os inspetores não selecionaram como foco o fundo rotativo das delegacias", justifica.

No entanto, ele diz não ter havido falha do TCE. "Houve uma priorização de outros aspectos. Por critério de relevância, não tivemos condições de estar em todas as pontas da execução desta especialidade (o fundo). O ideal é que estivéssemos em todos os lugares, mas é impossível." A 5ª Inspetoria de Controle Externo do TCE, responsável pela análise das contas da Sesp, também ficou encarregada de iniciar uma investigação a partir do que foi apurado pela reportagem da Gazeta do Povo.

Para Guimarães, é preciso construir um sistema financeiro mais moderno, aliado a um bom controle interno. "Eu posso ver a dificuldade deles (da Sesp e da Polícia Civil). É conjuntural. É um problema de controle interno. Agora, depois de anos, é que o estado está implantando um sistema".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]