• Carregando...
Além do modismo: as baladas sertanejas fazem parte da vida de Flávia Mercer (a de rosa) e de suas amigas | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Além do modismo: as baladas sertanejas fazem parte da vida de Flávia Mercer (a de rosa) e de suas amigas| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
  • Confira a preferência dos moradores da Grande Curitiba em relação ao tipo de música

Quando o assunto é música, o que garante a preferência de 48% dos moradores da Grande Curitiba é a sertaneja. Este gosto deixa o segundo lugar, a MPB, muito atrás, com 17%, e o rock em quinto, com 14% de adeptos.

O músico Gustavo Luiz, 27 anos, mudou-se com a família de Florianópolis para Curitiba há 10 anos, quando passou a ganhar a vida tocando em barzinhos como guitarrista. Após tocar em bandas curitibanas de reggae, MPB e pop, trocou a guitarra pelo violão para formar uma dupla sertaneja. "O Théo, hoje meu parceiro de dupla, pediu para eu produzir suas composições sertanejas. Como eu nunca ouvia esse tipo de música, fui obrigado a estudar para dar conta do trabalho. Quando as músicas ficaram prontas, aproveitando o embalo da moda, um empresário de Curitiba resolveu produzi-las para valer. Eu fazia a segunda voz para Théo, apenas para incrementar as composições, quando surgiu a proposta de formar a dupla Théo e Gustavo", conta o ex-guitarrista. Ele diz que durante o tempo em que tocou outros estilos, não houve um desenvolvimento na carreira. "Quando optei pelo sertanejo, logo alguém resolveu investir. No início, pensei no financeiro, mas agora posso dizer que minha personalidade está na música sertaneja."

A troca de estilo de Gustavo mostra uma tendência que foi sentida pela Rádio 98 FM em 2007. "Hoje, o índice de preferência pelo sertanejo é alto. Prova disso é o Curitiba Country Festival, que se tornou uma marca de show sertanejo na cidade e está na sua terceira edição. Apesar dessa febre, em 2007, a rádio registrou que 35% do público curitibano ouvia música sertaneja. "Muitos eram adeptos por realmente gostarem do estilo", destaca João Santos, gerente de programação da emissora.

Na balada

Após ser escolhida como a Garota mais Bela do Verão 2009, quem acompanhou o desfecho do concurso e as entrevistas realizadas pela Gazeta do Povo com a estudante de Publicidade e Propaganda Flavia Mercer, sabe que ela é fã da música sertaneja. Aliás, a informação está estampada em seu perfil na página do Orkut. "Programa: curto as baladas sertanejas, muito antes de elas virarem moda."

Nos fins de semana, Flavia é frequentadora assídua das casas noturnas onde o estilo é tocado. "Costumo ir com meu namorado e com as amigas às baladas sertanejas. Nem tanto para dançar, mas para ouvir as músicas e curtir a badalação. Outra coisa que não perco são os shows no Teatro Guaíra. Ano passado fui assistir às duplas Bruno e Marrone, Zezé de Camargo e Luciano e Edson e Hudson", conta Flavia, empolgada. Faz questão de registrar que, para ela, o sertanejo não é modismo. "Acho que essa onda vai passar, mas não para mim, que há oito anos sou fã das músicas sertanejas. Minha música preferida é Amor de Balada, de Bruno e Marrone."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]