• Carregando...
O Guará, símbolo de Guaratuba | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
O Guará, símbolo de Guaratuba| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo
  • Papagaio da cara roxa
  • O grupo de botos-cinza, que inclui um bebê, passeia na ponta oeste da Ilha do Mel

Com toda sua riqueza natural, o Paraná possui uma fauna que reflete a diversidade de biomas e ecossistemas presentes no estado.

Estudos apontam a existência de aproximadamente 10 mil espécies de borboletas e mariposas, 450 de abelhas, 950 de peixes, 120 de anfíbios, 160 de répteis, 770 de aves e 180 de mamíferos. A ação predatória faz com que muitos desses animais estejam na lista dos ameaçados de extinção.

Conheça a seguir dez dos mais conhecidos exemplares da fauna paranaense:

Gralha-azul

A gralha-azul é a ave símbolo do Paraná. Ela é conhecida como plantadora de pinhão, pois costuma enterrar a semente para comer em épocas de escassez de alimento. Muitas vezes acaba esquecendo onde deixou e, consequentemente, o pinhão germina e dá vida a uma nova araucária.

Raposa-dos-Pampas

A raposa-dos-pampas é um animal típico da fauna paranaense e atualmente se encontra na lista de animais ameaçados de extinção do estado. Também conhecida como graxaim, é uma espécie de cão selvagem, cujo pelo crespo muda de cor conforme a estação do ano – ficando mais acinzentado no inverno e amarelado no verão.

Jaguatirica

A jaguatirica, ou gato do mato, é um felino de hábitos noturnos, que passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Também está em extinção, não apenas no Paraná. Seu desaparecimento é motivado principalmente pela ação dos caçadores, que querem sua bela pele.

Guaxinim

Outro animal que pode ser encontrado na fauna paranaense é o guaxinim, também conhecido como mão-pelada ou zorrinho, em razão de sua mancha preta em volta dos olhos. Seu habitat preferido são florestas próximas à água e pântanos. Porém, é muito adaptável e por isso é encontrável também em áreas urbanas.

Lobo-guará

O lobo-guará é um animal com pelo laranja-avermelhado. Tem ótima audição e costuma sair para procurar alimento no fim da tarde ou início da manhã. Corre alto risco de extinção a médio prazo, em função do declínio populacional e da extrema fragmentação da área de ocupação. Sua ocorrência natural é na região dos Campos Gerais.

Papagaio da cara roxa

Dos 6,7 mil exemplares de papagaio da cara roxa existentes no Brasil, 4,9 mil estão no Paraná. Geralmente, eles são encontrados nas regiões costeiras da Mata Atlântica. No Parque Nacional de Superagui eles viraram atração turística. Ao amanhecer e ao entardecer, visitantes observam a revoada das aves na Ilha do Pinheiro.

Boto-cinza

O boto-cinza é o principal representante da espécie marinha da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba e pode ser facilmente avistado em passeios aquáticos. Eles têm o hábito de viver em grupos e são muito sociáveis. Ótimos nadadores, atingem velocidades de até 60 km/h e saltam até cinco metros acima da água.

Guará

Considerado uma das mais belas aves brasileiras, o guará possui uma plumagem de um colorido vermelho muito forte. Deles surgiu o nome de uma das principais cidades do litoral paranaense, Guaratuba, que significa "muitos guarás". Mesmo protegidas, as aves desapareceram do litoral e quase foram extintas.

Mico leão da cara preta

Descoberta em 1990 na Ilha de Superagui, está espécie é encontrada apenas em uma pequena área do litoral norte do Paraná e do litoral sul de São Paulo. Acredita-se que hoje existam apenas 300 exemplares. Vivem em grupos familiares de cinco indivíduos, utilizando árvores e bromélias como abrigo.

Pintado

Um dos peixes mais abundantes no Rio Paraná, o pintado é um dos maiores da espécie no Brasil, normalmente atingindo um metro de comprimento. Sua carne é bastante apreciada e por isso acaba sendo muito procurado por pescadores. Tanto que no município de Guaíra o pintado na telha se tornou o prato típico da região.

Você tem mais informações sobre os animais da fauna paranaense? Envie sua sugestão no formulário abaixo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]