• Carregando...
Caldeirada de frutos do mar é um prato típico caiçara | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Caldeirada de frutos do mar é um prato típico caiçara| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
 |

Confira outros conteúdos do projeto Retratos Paraná e acesse a base de dados sobre os municípios do estado.

Clique aqui.

  • Peixe na folha de bananeira
  • Truta grelhada com batata salsa

Seja cozido ou embrulhado na folha de bananeira, o peixe é um ingrediente constante na culinária paranaense. Ele aparece cozido, assado, frito, em tortas e tem os mais variados preparos, inclusive em um "carrossel". Confira cinco desses pratos tradicionais, retirados do livro "Pratos Típicos Paranaenses":

Peixe com Banana

Comida típica caiçara, o Peixe com Banana ou Caldeirada é elaborado geralmente com bagre vermelho defumado ou seco. Preparado na panela de ferro, é cozido com bananas verdes inteiras. Como acompanhamentos, arroz e pirão de farinha feito com o caldo do peixe.

Peixe com Gengibre

Receita vinda de Morretes, no litoral paranaense, o Peixe com Gengibre tem um preparo simples e rápido. Geralmente, o peixe selecionado é o surubim ou o pintado. Na panela, ele é cozido com shoyu (molho de soja), água, açúcar e gengibre. Em apenas 15 minutos está pronto.

Dourado Assado no Carrossel

A ideia de assar o dourado em carrossel surgiu durante uma pescaria em Itaipulândia, quando o funcionário público Lauro Barth estava num barco abrigado debaixo de um guarda-sol. Ao ver o guarda-sol girar, imaginou que se colocasse um dourado em cada extremidade de um objeto semelhante e o girasse com fogo embaixo, os peixes assariam.

Pintado na Telha

A telha foi escolhida por ser o primeiro instrumento usado para preparo dos alimentos. O pintado por ser um peixe nobre e nativo da região. Dessa combinação surgiu o prato típico da região de Guaíra, no oeste do estado. Uma mescla da influência indígena, voltada para a pesca, e espanhola, com seu gosto pelos temperos.

Torta de Truta

O município de Palmas possui uma estação de piscicultura onde é criada a truta. Com a ideia de promover e divulgar essa produção, nasceu a Noite da Truta, em que o peixe é o principal ingrediente de diversas receitas. Uma delas a Torta de Truta, preparada com molho branco e queijo ralado.

Fonte: "Pratos Típicos Paranaenses" – Cadernos Paraná da Gente nº 1, editado pelo governo do Paraná

Você conhece outros pratos típicos a base de peixe? Envie sua sugestão no formulário abaixo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]