• Carregando...
Safra de arroz e soja | Jonathan Campos / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Safra de arroz e soja| Foto: Jonathan Campos / Agência de Notícias Gazeta do Povo
 |

Confira outros conteúdos do projeto Retratos Paraná e acesse a base de dados sobre os municípios do estado.

Clique aqui.

  • Plantadeira de soja em Ipiranga, nos Campos Gerais: trabalho no campo em ritmo acelerado
  • Canavial no Norte Pioneiro do Paraná: com forte expansão em 2010, açúcar tornou-se o segundo produto mais exportado pelo agronegócio

A riqueza de sua produção agrícola fez com que o Paraná ganhasse a alcunha de "celeiro do Brasil". Hoje esse termo já não é unanimidade, o que não diminui a importância do estado no cenário produtor nacional.

Os paranaenses são os líderes em culturas como o milho e o feijão, além de figurar entre os maiores produtores de trigo, soja e cana-de-açúcar. Conheça os principais produtos da agricultura paranaense, conforme dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

Cana-de-açúcar

No ano passado foram colhidas 48,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no estado, um aumento de 26,3% em relação a 2009. É o terceiro maior produtor no Brasil, atrás de São Paulo e Minas Gerais. As regiões Norte e Noroeste do estado concentram o maior número de lavouras.

Soja

Segundo maior produtor de soja do Brasil, o Paraná conta com uma área plantada de 4,5 milhões de hectares e produção que no ano passado chegou a 14 milhões de toneladas. Tradicionalmente o estado exporta em torno de 45% de sua safra, sendo que em 2010 foram repassadas ao mercado externo 6,3 milhões de toneladas.

Milho

Na produção de milho o Paraná é o líder nacional, com uma marca de 13,5 milhões de toneladas no ano passado. Essa liderança se deve ao fato de o estado plantar duas safras por ano, com a produtividade em alguns municípios chegando a 12 mil quilos por hectare no plantio de verão. A média estadual é de 7,8 mil quilos por hectare.

Trigo

O Paraná é o maior produtor nacional de trigo, responsável por mais da metade da produção brasileira. Foram 3,4 milhões de toneladas produzidas durante 2010. Neste ano os produtores decidiram plantar menos trigo por dificuldades de liquidez na comercialização da safra passada e também por conta da estiagem de maio.

Mandioca

Existe no Paraná uma área cultivada de 202 mil hectares com raiz de mandioca e 45,5 mil propriedades que plantam o produto. A grande maioria está na agricultura familiar, principalmente nas regiõesde Paranavaí, Umuarama e Toledo. No ano passado, a produção de mandioca do estado foi de 4 milhões de toneladas. O estado é o maior produtor de fécula de mandioca.

Feijão

O Paraná também assume a liderança nacional quando se fala no plantio de feijão. Em 2010 o estado encerrou a safra com recorde de produção de 819,4 mil toneladas. Prudentópolis, na região central, é a capital nacional do feijão preto. Lá o produto é a principal cultura de 75% dos pequenos agricultores, o que representa em torno de 5,8 mil famílias.

Batata-inglesa

A batata é uma das culturas mais importantes para a alimentação humana em todo o mundo e o Paraná está entre os principais produtores do Brasil. Foram 727,6 mil toneladas colhidas no estado em 2010. A produtividade pode alternar de 20 a 40 toneladas por hectare, de acordo com a variedade, clima, sementes e nível técnico do produtor.

Laranja

No ano passado o Paraná registrou uma produção de 587,7 mil toneladas de laranja, cultura que segue em alta desde a década de 1980. Apesar de ser o sexto colocado do Brasil em área plantada, tem uma produtividade de 25 toneladas por hectare colhido. Números próximos de São Paulo, o maior centro de produção de laranja do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]