• Carregando...
Ulysses Guimarães exibe a Constituição de 1988: nome do político batiza a cidade de Doutor Ulysses | Arquivo/ ABr
Ulysses Guimarães exibe a Constituição de 1988: nome do político batiza a cidade de Doutor Ulysses| Foto: Arquivo/ ABr
 |

Confira outros conteúdos do projeto Retratos Paraná e acesse a base de dados sobre os municípios do estado.

Clique aqui.

Um dos expedientes mais comuns ao denominar os municípios é homenagear personalidades. Políticos, militares e profissionais liberais estão entre os que mais emprestaram seus nomes para as cidades paranaenses. Uns com participação ativa na história dos municípios, outros nem tanto.

Descubra quem foram sete dessas personalidades que também fazem parte da geografia do Paraná, com informações do livro "Municípios Paranaenses Origens e Significados de Seus Nomes":

Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa, Visconde e Marquês de Tamandaré, foi membro do Conselho Naval Superior e Ministro do Supremo Tribunal Militar. É patrono da Marinha do Brasil.

Capitão Leônidas Marques

Capitão do Exército, Leônidas Marques dos Santos representou o governo do estado na solução de problemas fundiários no sudoeste paranaense. Seu filho Brasílio regularizou as terras do município.

Cruz Machado

Antônio Cândido da Cruz Machado foi Senador do Império pela Província de Minas Gerais. Benemérito paranaense, foi favorável à emancipação política da Província do Paraná, em 1853.

Doutor Ulysses

Homenagem ao deputado federal de São Paulo Ulysses Guimarães, fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e com importante participação na luta pela redemocratização do país. Faleceu em um acidente aéreo em 1992.

Francisco Beltrão

Engenheiro civil, Francisco Trevisani Beltrão foi diretor do Departamento do Oeste e iniciador do povoamento do município.

Marechal Cândido Rondon

Cândido Mariano da Silva Rondon era mato-grossense e se formou em engenharia militar. Tornou-se um dos maiores sertanistas da história do Brasil.

Teixeira Soares

O engenheiro Teixeira Soares participou da construção do trecho da Serra do Mar e do planalto da ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Fonte: Livro "Municípios Paranaenses Origens e Significados de Seus Nomes", de João Carlos Vicente Ferreira

Os nomes apresentados aqui são alguns exemplos de uma grande listagem de cidades. No formulário abaixo, você pode citar outros exemplos. Participe!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]