• Carregando...

Abandonado há quase uma década, o Parque Margherita Sannini Masini, em Ponta Grossa (Campos Gerais), será revitalizado. A bandeira para restaurar os mais de 58 mil metros quadrados de área verde foi levantada pela RPCTV de Ponta Grossa e faz parte do projeto Paraná do Bem. A campanha ‘Esse Lugar é Seu’ já ganhou centenas de voluntários e mais de 30 parceiros, entre eles, a prefeitura da cidade.

Mutirões de limpeza, caminhadas e ações de cidadania fazem parte da programação para que o parque seja revitalizado, ganhe mais estrutura e segurança e, possa ser utilizado como um espaço de lazer e convivência de todos. São três meses de atividades e a intenção dos idealizadores é reabrir o parque à visitação até o final de novembro.

Só no primeiro mutirão, realizado no último sábado, cerca de 400 voluntários trabalharam na limpeza do parque e das ruas de acesso ao local. Mais de 3,5 mil quilos de lixo foram recolhidos. "Trata-se de uma área que tem uma natureza absurda, com uma fauna admirável e que estava completamente abandonada", lembra a coordenadora local da campanha de Ponta Grossa, Melina Santos.

Além da falta de manutenção e de investimentos, o parque transformou-se em refúgio para criminosos. Com a mata fechada, a falta de visitantes e de fiscalização, muitos delinquentes usam o espaço para consumir drogas, esconder produtos roubados e fugir da polícia. "Queremos mudar esse cenário. Hoje ninguém tem coragem de ir lá. Depois da revitalização, a Guarda Municipal já se comprometeu em manter a segurança do local e também há um comprometimento do poder público em ajudar nesse processo de restauração", afirma.

O prefeito Marcelo Rangel diz que a revitalização do Margherita Masini é um compromisso de campanha e integra o cronograma de ações da prefeitura. "O parque já era um espaço que funcionava como área de lazer, mas ficou muito tempo abandonado, o que tornou dispendiosa a revitalização", pondera.

Segundo ele, a iniciativa da emissora e de toda a sociedade civil organizada ajudam a conscientizar e mobilizar toda a comunidade, tornando a revitalização um projeto possível, além de despertar o espírito de cidadania nos moradores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]