• Carregando...

As áreas de estacionamento que restaram na Avenida Marechal Floriano deverão receber placas do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Segundo o administrador da Regional Matriz da prefeitura de Curitiba (que inclui a área do bairro do Rebouças), Omar Ackel, a solicitação foi feita por comerciantes da região, para promover o rodízio de veículos. "Foi sugerido que as vagas passassem a ser de EstaR, para evitar o que acontecia, quando veículos estacionavam de manhã e ficavam até a noite", diz o administrador. "A Urbs ficou de elaborar as portarias e produzir rapidamente as placas."

Em relação à redução no número de vagas para estacionamento, Ackel afirma que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fez alterações no projeto original para ofertar mais espaços. "Onde foi possível, o projeto foi revisado", comenta. "Mas temos que oferecer segurança e conforto para os usuários de ônibus. Eles não podem sair do tubo e encontrar uma calçada que não comporta o número de passageiros. Para acomodar um carro, tiraríamos a segurança de umas dez pessoas."

Apesar de uma estação-tubo ter sido instalada na quadra seguinte à que fica entre a Engenheiros Rebouças e a Getúlio Vargas, as vagas para veículos foram mantidas. Nesta quadra fica a sede do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), que atende os servidores da prefeitura. "Quem vai ao ICS tem direito ao estacionamento. Nós não temos", reclama o comerciante Rubens dos Santos, 55 anos, que pretende deixar a Marechal Floriano por causa da reforma.

Segundo Omar Ackel, está sendo estudada a criação de vagas para carga e descarga na própria Marechal Floriano e em ruas que cortam a avenida. "Em alguns trechos realmente há dificuldades para carga e descarga. A idéia é demarcar algumas vagas que ficaram. Também estamos identificando trechos nas transversais, para que o comércio possa ser abastecido", diz. Na avaliação do administrador da Regional Matriz, o novo corredor de transporte poderá beneficiar o comércio na região. "Acreditamos até que os usuários do ônibus que vêem as lojas podem pegar o carro e voltar depois à Marechal Floriano, parar na transversal ou duas quadras depois. A exposição do produto poderá ser melhor."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]