• Carregando...
Quem teve prejuízos com os cancelamentos não será reembolsado, diz a embaixada dos EUA | Carlos Severo/Fotos Públicas
Quem teve prejuízos com os cancelamentos não será reembolsado, diz a embaixada dos EUA| Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas

A embaixada dos EUA no Brasil decidiu cancelar as entrevistas para obtenção de vistos que seriam realizadas hoje. O motivo, segundo o órgão, é uma falha na emissão dos documentos. O problema, verificado no último dia 20 de julho, atinge todo o mundo. Com isso, estarão fechados hoje os consulados de São Paulo, Brasília, Rio e Recife.

O cancelamento, de acordo com a embaixada americana, não afeta o atendimento no Casv (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) – primeira etapa para obtenção do visto. Segundo o serviço consular americano no Brasil, as pessoas que já haviam marcado a entrevista poderão comparecer ao consulado no próximo dia 13 de agosto ou remarcar a entrevista.

Se a opção for comparecer ao órgão na segunda quarta-feira de agosto, a embaixada pede para que seja respeitada a hora que já havia sido marcada, além de levar uma foto recente de tamanho 5x7.

De acordo com a embaixada, todas as pessoas que tinham marcado a entrevista para esta sexta receberão um e-mail com as instruções sobre o assunto. O órgão também pede para que os brasileiros que não têm visto adiem a viagem, se possível.

Programa

De acordo com comunicado publicado pelo governo americano, o problema surgiu após uma falha na atualização do programa que gerencia a emissão dos vistos. O governo americano disse que esta não é a primeira vez que ocorre. "O departamento de Assuntos Consulares, já verificou problemas menores no passado, mas nunca desta magnitude", afirmou. Os motivos da falha ainda não foram identificados e segundo a nota, "os esforços estão concentrados em trazer o sistema de volta à normalidade" .

Sem reembolso

O Departamento de Esta­do lamentou o problema, mas informou que não haverá reembolso para aqueles que foram prejudicados, em especial, estudantes de outros países. "Lamentamos sinceramente qualquer atraso, inconveniência ou despesa que os candidatos tenham. Embora possa ser de pouco consolo para aqueles que experimentaram dificuldades, temos sempre muito cuidado para dizer que os viajantes não façam planos de viagem até fazer o visto estar em mãos. Mesmo quando o CCD [Centro Consular de Dados] está funcionando normalmente, pode haver atrasos nos vistos de impressão. O departamento não tem a autoridade para reembolsar os candidatos", explica a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]