• Carregando...
Os evangélicos já somam mais de 30% da população brasileira, segundo dados do Instituto de pesquisas Datafolha.
Os evangélicos já somam mais de 30% da população brasileira, segundo dados do Instituto de pesquisas Datafolha.| Foto: Reprodução / evento

Nos próximos seis dias, aproximadamente 100 mil evangélicos devem mobilizar o país em um dos maiores eventos cristãos da América Latina, o 22º Consciência Cristã, em Campina Grande, na Paraíba. Os evangélicos já somam mais de 30% da população brasileira, segundo dados do Instituto de pesquisas Datafolha.

A ideia é promover cursos, seminários e reflexões, do ponto de vista cristão, sobre o comportamento dos fiéis frente a questões como política, ética no trabalho, corrupção, educação, sexualidade, ciência. Serão mais de 140 preleções gratuitas com convidados locais e internacionais. O procurador e coordenador da operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, por exemplo, deve ministrar um seminário sobre a "cultura da corrupção".

Acontece simultaneamente, além disso, a maior feira de literatura evangélica latino-americana. São pelo menos 120 mil livros disponibilizados à venda.

Imagem corrompida

"O objetivo do Consciência Cristã é tentar trazer os evangélicos de todas as diferentes matizes para um evangelho 'puro e simples', centrado na pessoa de Jesus, tendo como importante a pregação da Bíblia, sem pervertê-la, corrompê-la, sem tentar manipular as pessoas ou tirar proveito delas", explica o pastor e organizador do evento Euder Faber. "Mas preocupado com a saúde espiritual das pessoas de maneira que elas possam ser edificadas e entender o que de fato é o evangelho de Cristo. A temática da corrupção, por exemplo, tem tudo a ver com aquilo que nós pensamos. O cristão, por natureza, luta contra a corrupção".

Ele observa ainda que, na conjuntura atual, a prática de muitos religiosos se distancia do discurso e dos princípios do Cristianismo. À medida que fiéis são expostos à sociedade por envolvimento em conflitos sociais, culturais e de caráter, a imagem do grupo como um todo tem sido corrompida.

"O meio evangélico não tem a figura de um papa, há muitas vozes falando, mas ninguém fala em nome da igreja evangélica. E há determinados agrupamentos que, lamentavelmente, fazem marketing usando a imagem de Cristo, por interesses escusos, e levam a sociedade a ter uma visão negativa do meio evangélico como um todo. A tendência é sempre generalizar", diz. "Nossa luta não pode ser nos mesmos moldes que tem sido feito por alguns movimentos no Brasil, com ações de intolerância e enfrentamento".

Realizar um trabalho na vida secular com excelência e orientado pelos princípios bíblicos, além disso, para os cristãos, é uma forma de devoção a Deus e um dos tópicos de reflexão no congresso. "Quando trabalhamos, não o fazemos exclusivamente para homens, mas nosso trabalho na sociedade é diante dos olhos de Deus. E se algo é feito para Deus, precisa ser feito com excelência", explica Mauro Meister, pastor que conduzirá a preleção. "Para o progresso, crescimento e desenvolvimento cultural e financeiro pessoal e da sociedade. O trabalho não é um elemento escravizador do homem".

Preconceito religioso

Representantes de parcela considerável da população, os cristãos têm denunciado sofrer preconceito religioso em várias esferas da sociedade. Os evangélicos que atuam no governo, sobretudo, têm sido alvo de críticas por sua preferência de fé.

O cenário motivou um grupo de evangélicos, em março deste ano, a publicar um manifesto em defesa dos cristãos. "Estado laico não é sinônimo de laicismo ou Estado ateu e, portanto, ninguém deve ter opiniões diminuídas ou exercício político limitado por conta da sua religião", diz o documento.

Embora a compreensão "clássica" de perseguição religiosa seja entendida como uma intolerância que parte do Estado, a Lista Mundial dos Perseguidos, ferramenta utilizada pela ONG Portas Abertas, afirma que "qualquer hostilidade experimentada como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo" pode ser classificada como perseguição religiosa. "Isso pode incluir atitudes hostis, palavras e ações contra cristãos", diz.

"A gente vive um momento de grande polarização, e não há de se negar que nisso o cristianismo e seus valores têm sido, de certa forma, atacados e minados. Chegamos a um ponto da história em que esses valores foram altamente corroídos", diz o pastor Mauro Meister.

Inscrições

O Consciência Cristã, organizado pelo grupo Visão Nacional para Consciência Cristã (VINACC), acontece de 20 a 25 de fevereiro, no Parque do Povo, em Campina Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de fevereiro através do site oficial do evento.

Serão 40 preletores, entre eles Mark Dever, pastor da Igreja Batista em Washington, Augustos Nicodemus, teólogo e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil e ex-chanceler da Universidade Mackenzie e muitos outros.

A Feira de Livros da Consciência Cristã, além disso, oferece 70% de desconto nos mais de 120 mil livros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]