• Carregando...

A Copel registrou 89 acidentes envolvendo energia elétrica no Paraná no ano passado. Em 2005, foram 91 e, até setembro deste ano, já haviam sido registrados 75 acidentes. Para que esses números não cresçam, a Copel promove até o próximo domingo a 2.ª Semana Nacional de Segurança em Energia Elétrica. O evento ocorre paralelamente em outras 63 companhias distribuidoras de eletricidade do Brasil com o apoio da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Em Curitiba, a Copel montou uma estrutura de divulgação na Praça Rui Barbosa, no Centro. O diretor de distribuição da empresa, Ronald Ravedutti, participou do início das atividades de conscientização. "Desde que a gente nasce estamos em contato com a energia elétrica. Por isso, de certa forma, acabamos banalizando os cuidados. Nosso objetivo é orientar a população a se prevenir contra esse tipo de acidente", explica.

No Paraná, de acordo com a Copel, 36% dos acidentes se dão pelo toque na rede elétrica com objetos ou mesmo com a mão, 7% durante tarefas de pulverização ou de irrigação da lavoura, 5% na instalação de antenas externas de tevê ou pára-raios, 5% em obras de construção civil e manutenção predial e 2% por pipas e papagaios que encostam na rede elétrica. "Na verdade, o trabalho de prevenção é realizado por nós durante todo o ano. Temos equipes que visitam escolas, construções e agricultores, orientando de forma específica para cada realidade", diz Ravedutti.

Os temas escolhidos para a abordagem levam em conta as causas mais comuns de acidentes com energia elétrica. Entre as crianças são enfocados os cuidados necessários para empinar pipas ou papagaios sem risco de choque elétrico. Na construção civil e setor de manutenção predial o alerta é para os cuidados na montagem, transporte ou manuseio de componentes, peças e estruturas metálicas perto da rede elétrica. No meio rural, o tema da explicação é a atenção no aterramento de cercas e na movimentação de pulverizadores, hastes de irrigação e outros equipamentos de porte sob a fiação elétrica. Já ao público em geral destaca-se os cuidados para instalar e fazer a manutenção dos enfeites natalinos, uso seguro de cercas elétricas e o risco de acidentes decorrentes de intervenções indevidas na rede elétrica ou em seus componentes (ligações clandestinas, manipulação dos equipamentos de medição de consumo e o furto de cabos e condutores).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]