i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Intolerância religiosa

Cristofobia no Brasil é realidade? Depende da definição de cristofobia

  • Por Leonardo Desideri
  • 27/09/2020 20:42
O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro fez em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na terça-feira (22), um apelo à comunidade internacional “pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia”.

Bolsonaro não disse em nenhum momento que há cristofobia no Brasil, mas críticos e apoiadores do presidente reagiram à fala como se esse tivesse sido o caso. “Cristofobia no Brasil seria investigar as igrejas por lavagem de dinheiro?”, questionou uma jornalista via Twitter, em mensagem retuitada por mais de mil usuários. Outra arroba veiculou a mesma interpretação em uma postagem com mais de 3 mil retuítes: “Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU e diz que a ‘cristofobia’ é um grande problema no Brasil”.

Para o jurista Jean Regina, membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), o contexto da fala sugere que o presidente está falando da cristofobia em âmbito internacional. “Fica claro no discurso do presidente que ele está falando de cristofobia no mundo”, diz. Logo depois de ter falado em cristofobia, Bolsonaro mencionou o Oriente Médio, onde há alguns dos casos mais graves de perseguição a cristãos. Para Jean, isso evidencia a intenção do presidente.

“O ângulo que foi dado à fala denota muito como a comunidade vê o assunto. As pessoas enxergarem a fala sobre a cristofobia como uma politização para jogar confete para a bancada evangélica é ridículo, porque a cristofobia está acontecendo no Egito, na Nigéria, no Sudão, no Congo, no Iraque…”, afirma Jean.

Em todo caso, mesmo que por acidente, a fala de Bolsonaro acabou suscitando uma discussão no debate público nacional: existe cristofobia no Brasil?

Violência simbólica contra cristãos é cristofobia?

Não é preciso muito esforço para se lembrar de casos de violência simbólica contra cristãos no Brasil: o especial de Natal do Porta dos Fundos de 2019 veiculado pela Netflix, a exposição “Queermuseu” em 2018, o ato da Marcha das Vadias durante a visita do Papa Francisco ao Brasil em 2013, além das frequentes decisões judiciais que tentam impedir manifestações religiosas usando a laicidade do Estado como pretexto, são alguns exemplos desse tipo de violência.

Especialistas de diversas áreas ouvidos pela Gazeta do Povo reconhecem que há esse tipo de hostilidade contra cristãos, especialmente por parte de pessoas influentes nos meios de comunicação. Contudo, acham inadequado chamar de cristofobia a violência simbólica contra cristãos, já que o uso do termo para essas situações pode acabar minimizando situações mais graves de violência, como a perseguição a cristãos no Oriente Médio.

Para o historiador Julio Cesar Chaves, doutor em Ciências da Religiões pela Université Laval e professor da UPIS - Faculdades Integradas, há uma “banalização de conceitos”. “Há países em que o cristianismo é ilegal, como na Arábia Saudita. Nesses países, existe, sim, uma perseguição ferrenha aos cristãos. Cristãos são mortos por serem cristãos, sequestrados, torturados, executados… Nada disso acontece no Brasil. Se eu uso a palavra cristofobia para ficar me referindo a post de internet… Tudo bem, eu posso até usar esse termo, mas aí eu vou usar qual termo para falar sobre o que acontece com os cristãos no Oriente Médio?”, questiona.

Na visão dele, o que há no Brasil é um discurso de ódio que parte sobretudo da mídia e de usuários influentes em redes sociais. “É inegável que existe, hoje, no Brasil, certo discurso de ódio de alguns setores em relação aos cristãos – de maneira mais específica, em relação aos evangélicos e, de maneira mais específica ainda, em relação aos neopentecostais”, afirma. Não se trata, no entanto, de uma perseguição generalizada ou institucionalizada, diz o especialista.

Para Marco Cruz, secretário-geral no Brasil da Portas Abertas, uma organização cristã internacional que apoia cristãos perseguidos no mundo, a situação do Brasil não é comparável à das dezenas de países atendidos pela ONG.

“Consideramos o Brasil um país livre, um país onde as pessoas têm a liberdade de expressar sua fé. Não acontece perseguição de maneira sistemática contra os cristãos. Nós temos liberdade. Eu sou cristão batista e vou à igreja, tem várias igrejas aqui no bairro. O Brasil não é alvo do nosso trabalho de apoio à igreja perseguida”, diz ele.

Mas os casos de violência simbólica não seriam um tipo de perseguição? Para Cruz, há uma diferença relevante. “Falo isso comparando o Brasil com um país como a Coreia do Norte, que é o primeiro país da nossa lista mundial de perseguição. Lá é proibido ser cristão. Tem cerca de 300 mil cristãos secretos. Noventa mil em campos de trabalho forçado”, afirma. “Estive em vários desses países. No Iraque, por exemplo, que foi alvo do ataque dos extremistas do Estado Islâmico, milhares de famílias foram expulsas da região de Mossul. A gente atende a essas famílias com cestas básicas. Elas estão morando em contêineres em campos de refugiados. São mil contêineres, mais de 5 mil pessoas que pelo fato de serem cristãs foram expulsas das suas terras”, acrescenta.

Cruz não discorda da fala de Bolsonaro, mas rejeita entrar na polêmica sobre a cristofobia. “Um estadista falar do tema da liberdade religiosa para todos é muito importante. Falar dos cristãos, que são um grupo muito perseguido, isso também é importante. Isso é o aspecto positivo. Agora, politizar o tema não é nosso trabalho.”

Violência simbólica não pode ser o ponto de partida para outros tipos de violência?

Na opinião de Jean Regina, não há cristofobia no Brasil, mas a violência simbólica contra cristãos está em ascensão. “O que existe, e é crescente, é um momento significativo de violência simbólica para com o elemento religioso”, afirma.

O jurista Thiago Vieira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, diz que o Brasil caminha “de forma acelerada para a cristofobia”. “Estamos vendo vários setores da mídia, vários setores artísticos batendo em evangélicos, utilizando filmes, satirizando ícones sagrados, fazendo obras de arte também nesse sentido, obras cinematográficas no Netflix, artigos de diversos colunistas em diversas mídias jornalísticas dizendo que o Brasil vive na teocracia, que é absurdo um evangélico ser ministro…”, observa.

Para ele, há o risco de que a escalada na violência simbólica abra espaço para outros tipos de violência. “Está cada vez mais cáustico, cada vez mais agressivo. Até onde vai essa agressividade? Eu não sei se daqui a pouco vai desembocar para a violência real.”

Vieira defende a necessidade de os cristãos atuarem com firmeza para impedir a intolerância religiosa, ainda que o vitimismo não seja o caminho cristão. “Claro que Jesus Cristo morreu por nós, e disse ‘dai a outra face’ e ‘se alguém te pede para andar uma milha, ande duas’, mas isso não significa dizer que eu, como participante de uma comunidade política, não tenha a responsabilidade e o dever de promover coesão e ordem nessa comunidade. Quando eu vejo alguém perseguindo uma pessoa por causa da sua religião, por causa da sua cor e por causa do seu sexo, eu tenho o dever e a responsabilidade de denunciar, de dizer que isso não pode ser feito, inclusive quando é comigo.”

O jurista rejeita, no entanto, usar para a definição de cristofobia o mesmo parâmetro que costuma ser aplicado para definir a homofobia. Recentemente, por exemplo, o escritor e jornalista Leandro Narloch foi tachado de homofóbico e demitido da CNN Brasil por uma escolha de palavras que não agradou o público LGBT.

“O que é homofobia? É muito abrangente. Daqui a pouco, se eu disser que não concordo com o casamento homossexual, eu posso ser tachado como homofóbico. Se eu disser que a religião evangélica não representa a religação com Deus, daqui a pouco isso vai ser cristofóbico. Não estou dizendo que concordo com isso, mas, se a gente for usar a definição de homofobia como ponto de partida para o que é cristofobia, aí nós temos cristofobia no Brasil”, afirma Vieira.

Lei brasileira protege contra intolerância religiosa

Em 2019, o STF equiparou a homofobia ao crime de racismo, fazendo uma interpretação controversa da lei que criminaliza o racismo no Brasil e incluindo nela a discriminação contra homossexuais. Essa mesma lei também já estabelece como crime o preconceito com base na religião.

“A Lei do Racismo já prevê, no seu artigo 20, que, além do racismo étnico, existe a intolerância religiosa. O crime de cristofobia já existe no Brasil, e esse não por decisão do STF, mas porque está na lei”, afirma Thiago Vieira.

Há outras leis no Brasil que versam sobre temas relacionados à cristofobia ou à intolerância religiosa. O Código Penal, por exemplo, penaliza com detenção de um mês a um ano ou multa qualquer pessoa que “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa”, “impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso” ou “vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente garante ao menor de idade a liberdade de crença e culto religioso, e prevê que menores infratores que estiverem em internato têm o direito de receber assistência religiosa caso desejem.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    André

    ± 38 dias

    Cristofobia é um linguajar inventado por uma das mentes mais vazias deste planeta: Bozo. Então não deveríamos prestar atenção nisso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 39 dias

    PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO. Se para haver cristofobia é preciso que haja uma ORGANIZAÇÃO dedicada à perseguição ou sistema de perseguição de cristãos, então no Brasil também não existe homofobia. Não é preciso nenhum esforço para perceber o óbvio: não há nenhuma "organização" ou "sistema" de perseguição a LGBTs no Brasil, assim como também não há nada igual contra os cristãos. No entanto, há pessoas com preconceito contra LGBTs e outras contra cristãos, mas falam em homofobia e querem negar a cristofobia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rubens Farias

      ± 39 dias

      Que delírio! Para haver preconceito precisa ter uma organização.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO

    ± 39 dias

    Na cabeça de esquerdista se vc falar que homem com homem não reproduz é homofobia, mas vilipendiar simbolos católicos n é cristofobia, é liberdade de expressão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 39 dias

      Tipo pastor chutar uma imagem da Santa ou demonizar religiões afro?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jose roberto jordao

    ± 39 dias

    No meu ver, não há no Brasil a "cristofobia!" Existe sim, a perseguição aos Espíritas, incluindo os Umbandistas e Candomblecistas. Os Evangélicos é que estão mandando no Poder!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 39 dias

    Sinceramente acredito que há no Brasil também o aspecto que nas recentes eleições com o apoio cristão principalmente dos evangélicos a esquerda percebeu sua queda. E isto acabou com que surgissem focos de insatisfação com o lado religioso. Por isto críticas a grupos religiosos que se atreveram a manifestar sua posição política que foram praticados pela grande mídia,. Em resumo, na era do domínio da esquerda a imprensa não se incomodava com isto. Mas agora perturba. Pois afinal a direita chegou para ficar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      TIAGO

      ± 39 dias

      É justamente isso. Os cristãos são tratados como ignorantes retrógrados, seus modos de vida e cultura eram atacados diariamente pela grande mídia e até nas escolas. Houve reação. Bolsonaro é consequencia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 39 dias

    A VERDADEIRA LUTA da ESQUERDA jamais foi contra o racismo, homofobia ou a favor das mulheres. Essa NARRATIVA propalada só é válida se o GAY, o NEGRO e a MULHER for da Canhota. Se for da Direita é deixada de lado, e por vezes pior que isso. Experimentem simular uma briga entre um NEGRO DE DIREITA E UM BRANCO DE ESQUERDA e tirem a prova dos nove, a quem defenderão. Resumo da ópera: A DEFESA É SOMENTE DA IDEOLOGIA. Os negros, gays e as mulheres NÃO tem, para serem defendidas, o DIREITO a terem opinião diversa. ESSA É A DEMOCRACIA da ESQUERDA MUNDIAL.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 39 dias

    Existe "racismo estrutural" em que todo branco é racista, homofobia estrutural, gordofobia estrutural.... mas quando o cristão tem sua crença ridicularizada pela esquerda aí pode porque diz respeito à liberdade de expressão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago

    ± 39 dias

    Muito bom o artigo. Não há perseguição aos cristãos no Brasil, se compararmos a outras partes do mundo, mas por muito menos "violência simbólica" do que os cristãos engolem aqui as tropas de choque LGBTcétera esbravejam acusações de homofobia. E os supremacistas raciais negros acusações de racismo. Em todos esses casos as pessoas deveriam ser livres para pensar e falar, masturbar-se publicamente com crucifixos em defesa do aborto e urinar uns nos outros contra a opressão heteronormativa, ou dizer que gays são uma abominação perante o Deus de Abraão: o Direito Penal é o último recurso do Estado, nunca deveria ser usado contra meras opiniões. Mas vem sendo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO

    ± 39 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luciana Amaral

      ± 39 dias

      O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ), defendeu em dez 2018 -moradia de R$ 4.253,00 pago aos parlamentares além dos R$ 33.763 de salário. O presidenciável, que recebia a verba mesmo tendo imóvel próprio em Brasília, afirmou que, como era solteiro, usou o dinheiro para “ comer gente”. Atitude que não tem nada de honradez, defesa de bons costumes, agravada potencialmente por ser paga com nosso dinheiro. É um enganador confesso

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 39 dias

    Esse papinho de “cristofobia” não por acaso apareceu em meio à investida pelo perdão das dívidas fiscais das “empresas de prestação de serviços religiosos”. Quem for contra, oras, será acusado de emissário do tinhoso; este, bem mais astuto porém, põe a serviço coisas como “pastores” remunerados proporcionalmente à arrecadação nos rebanhos pobres das periferias, além de formar convenientes currais eleitorais que turbinam o poder político... e assim o cruz-credo vai alcançando suas metas de maldade muito mais facilmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Santos

      ± 39 dias

      Negar que cristãos são (MUITO) perseguidos e assassinados em todo o planeta chega a ser desprezível.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEONARDO RIBAS GOMES

    ± 39 dias

    se cristãos católices e afins não quisessem se meter na vida dos outros, daquelas pessoas que não frequentam a igreja, estaria tudo bem. Mas essa igreja de amor convocou pessoas (certamente com disturbio mental) para chamarem uma menina de 10 anos estuprada de assassina. Me parece claro que muito mais a religião tenta se impor sobre toda sociedade do que o contrário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Bastos

    ± 39 dias

    Brasileiro é intolerante, racista, corrupto, por natureza.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Santos

      ± 39 dias

      Imagino que tenhas sua família como referência. A minha não é assim, pelo menos a maioria de seus integrantes. Se o seus pais, filhos, irmãos e amigos, assim como sua mulher NÃO pertencem a essa plêiade citada, podemos concluir que não são brasileiros, segundo vc mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 39 dias

    No Brasil há racismo, gordofobia, machismo, homofobia, "policiofobia", CRISTO fobia... uma coisa é certa só quem sofreu alguma forma de discriminação ou preconceito vai entender a gravidade e profundidade dessa aberração chamada preconceito.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 39 dias

    O crente não se manca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcelo

      ± 39 dias

      Seu comentário corrobora a matéria. Queria ver se vc teria coragem de, expondo seu nome e RG, fazer um comentário do tipo: "o homossexual não se manca", "o preto não se manca". Só pra emprestar dois grupos que tem se caracterizado por lutar contra discriminação etc.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 39 dias

    Homofobia no Brasil é realidade? Depende da definição de homofobia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      Paulo H.

      ± 39 dias

      Rubens Farias: "Vocês" quem, esperto?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANTONIO

      ± 39 dias

      A gente e obrigado a acreditar em Deus, em Cristo, Maomé, Jeová? Tantos nomes para a mesma coisa. Não né? Ainda bem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 39 dias

      Depende da tua definição de cristofobia também. É isso que causa repulsa, essa arrogância de achar que vocês têm direito de invadir uma nação inteira e i.por a religião de vocês.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]