• Carregando...

O Paraná será o primeiro estado da região Sul a implantar o programa "Vira Vida", do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), que visa o enfrentamento da exploração sexual de jovens e adolescentes. O primeiro passo para a implantação do projeto no estado foi dado ontem, com a presença do presidente do Sesi, Jair Meneguelli, em Curitiba.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre o Tráfico de Mulheres, Crianças e Adoles­­centes, o Sul é a terceira região do Brasil com maior números de cidades afetadas por redes de violência sexual – são 161 municípios, incluindo pornografia infantil, turismo sexual, prostituição infantil e tráfico para fins sexuais. O "Vira Vida" já atende 800 jovens em oito estados brasileiros e no Paraná o programa deverá ser implantado em dois meses.

A proposta promove a elevação da auto-estima e da escolaridade dos jovens entre 15 e 21 anos. São ofertados cursos profissionalizantes que podem durar de 9 a 12 meses e que são construídos a partir da demanda do mercado regional, do perfil e das expectativas dos participantes. A seleção dos participantes é feita pela rede que acompanha a execução do programa. Pelo menos 100 jovens serão atendidos no estado. Além dos cursos profissionalizantes, o programa oferece atendimento psicossocial, acompanhamento médico e odontológico, mais um salário mínimo por mês aos jovens além do apoio às famílias. Os jovens são acompanhados após o término dos cursos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]