• Carregando...

Rio de Janeiro - A explosão de uma granada matou duas pessoas e deixou pelo menos cinco feridas em um aterro sanitário próximo ao Campo de Instrução de Gericinó, do Exército, em Bangu, na zona oeste do Rio. Os dois mortos eram catadores de lixo. O local do acidente fica perto de uma loja de construção, que teve a parede e o telhado atingidos por estilhaços.

A Polícia Civil não sabe como um artefato que seria de uso exclusivo das Forças Armadas pode ter chegado ao lixão. Com o impacto, os corpos das vítimas – Carlos Eduardo da Silva Chaves, 25 anos, e Thiago da Lima Costa, 23 anos – ficaram mutilados. Os feridos foram socorridos por bombeiros: dois tiveram fraturas e queimaduras, e os demais foram atingidos por estilhaços.

Até o fim da tarde de ontem havia duas versões para o momento da explosão. Segundo testemunhas, as vítimas estariam "brincando" com o objeto, que detonou ao cair no chão. Outro grupo afirma que os catadores tentavam desmontá-lo para vender o metal. O comandante do quartel dos bombeiros que prestou atendimento aos feridos, Luiz Rodrigues, disse que alguns contaram ter escondido o explosivo no terreno na semana passada. "Informaram que era um artefato só, que estava de posse deles desde quarta-feira. Em um primeiro momento, eles esconderam em um terreno ao lado. Hoje (terça-feira), no intuito de vender esse artefato a peso, eles começaram a manusear", afirmou o coronel. A delegada de Bangu, Márcia Julião, ouviria as testemunhas.

"Eles não tinham noção de que era uma bomba", disse um tio de uma das vítimas. Moradores relataram que haveria outra "granada" na região. O Comando Militar do Leste (CML) informou que o lixo do Campo de Gericinó costuma ser despejado no local onde ocorreu o acidente, mas que se trata apenas de "galhos e entulho".

A Fazenda Gericinó foi comprada pelo governo federal na primeira década do século passado para servir de campo de instrução às tropas do Exército. Em junho de 2003, seis pessoas ficaram feridas com a explosão de uma granada na região. Na ocasião, as vítimas eram catadores de ferro velho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]