• Carregando...

A Força Aérea Brasileira (FAB) negou que não tenha avisado o controle aéreo de Dacar, no Senegal, sobre a saída do voo 447 da Air France do espaço aéreo brasileiro. A informação havia sido divulgada ontem (2) pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês) da França.

Por meio de nota, a Aeronáutica esclareceu que s 22h33 de 30 de maio a tripulação do Airbus A330 que caiu no Oceano Atlântico fez o último contato, via rádio, com o órgão de controle de tráfego aéreo brasileiro, informando a hora estimada em que sobrevoaria as próximas posições previstas na rota.

Imediatamente, o órgão de controle brasileiro informou ao Centro de Controle de Dacar que o AF 447 estaria na posição virtual Tasil s 23h20, haja vista que, a partir dessa posição, caberia a Dacar o controle sobre a movimentação dessa aeronave rumo França, afirma o comunicado, acrescentando que o Centro de Controle de Dacar chegou a confirmar o recebimento da informação.

A FAB destacou ainda que um acordo operacional entre Brasil e Senegal prevê que, se uma aeronave entra no espaço aéreo de Dacar no horário previsto ou até três minutos depois, não é necessário fazer a comunicação para formalizar a transferência.

Por se tratar de uma região onde o controle de tráfego aéreo é realizado essencialmente por comunicação, caberia ao Centro de Controle de Dacar conferir o ingresso da aeronave no seu espaço aéreo, s 23h20, e alertar sobre eventuais problemas como, por exemplo, a impossibilidade de contato rádio com o AFR 447, concluiu a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]