• Carregando...
A conta do escritor e filósofo Olavo de Carvalho não foi cancelada no PagSeguro.
A conta do escritor e filósofo Olavo de Carvalho não foi cancelada no PagSeguro.| Foto: Reprodução / Twitter

A conta do escritor e filósofo Olavo de Carvalho não foi cancelada no PagSeguro, do Grupo Folha, conforme divulgou nesta segunda-feira (11) o Sleeping Giants Brasil, de viés esquerdista, que diz se dedicar a combater "fake news". O grupo publicou em seu Twitter uma notícia falsa do suposto banimento.

Procurado, o PagSeguro desmentiu a informação. "O PagSeguro reitera que é instituição de pagamento sujeita à Lei 12.865 de 2013, garantindo o atendimento não discriminatório aos usuários finais, bem como liberdade de escolha, segurança e proteção a seus interesses econômicos. O PagSeguro não faz juízo com relação às transações realizadas entre os milhões de compradores e vendedores por seu intermédio todos os dias. Conteúdos comunicacionais vendidos/adquiridos utilizando o PagSeguro como meio de pagamento são sujeitos ao Marco Civil da Internet, e somente conteúdos apontados como infringentes mediante o recebimento de ordem judicial específica são tornados indisponíveis. Isso não ocorreu até o momento, e notícias veiculadas sobre o tema são falsas".

Os responsáveis pelo conteúdo divulgado por Olavo de Carvalho na internet informaram à Gazeta do Povo que o site dos cursos de filosofia do escritor migraram para uma nova plataforma, para facilitar a navegação dos usuários e a utilização de outros recursos. Entre as opções técnicas para esta atualização, trazer os dados antigos de pagamento dos alunos poderia gerar problemas no futuro. Por isso, eles preferiram pedir que os alunos refizessem as assinaturas. Olavo de Carvalho também confirmou, pelo Twitter, que a informação veiculada pelo Sleeping Giants era falsa.

Sleeping Giants: Bandeira contra fake news encobre viés esquerdista

Embora denuncie sites que têm histórico de publicação de informações falsas, o Sleeping Giants Brasil tem claro viés esquerdista. Isso fica evidente não só pela escolha enviesada dos seus alvos ou pelo punho cerrado de seu símbolo, mas também pela lista de contas seguidas no Twitter pelo perfil - blogueiros, jornalistas e celebridades de grupos chamados "progressistas" (permissivos nos costumes).

Desde maio de 2020, o perfil aborda anunciantes e empresas para desmonetizar pessoas ou meios de comunicação classificados por eles como disseminadores de "fake news" ou de "discurso de ódio". Um "vitória" do grupo foi conseguir que o PayPal, outra plataforma de pagamento online do Grupo Folha, cancelasse a conta de Olavo de Carvalho. Na pressão feita ao PagSeguro contra Olavo de Carvalho, o Sleeping Giants chegou a recorrer ao Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), que gere fundos de pensão para 20 milhões de canadenses e detém 2,44% das ações do PagSeguro.

Crítico a um dos colunistas da Gazeta do Povo, o Sleeping Giants também coordenou uma campanha para constranger anunciantes do jornal de mais de 100 anos. Após ser acusado de "milícia anônima", o perfil apresentou duas pessoas que seriam supostamente as únicas responsáveis pelas postagens, o que ainda não está confirmado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]