Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ave de rapina

Falcão muda para a cidade e come na mão de açougueiro

Veja como o falcão aceita a comida das mãos de um "amigo" | video
Veja como o falcão aceita a comida das mãos de um "amigo" (Foto: video)

Uma ave de rapina, típica da zona rural, virou atração em Goiânia. Ao se mudar para a cidade, o animal descobriu que o melhor lugar para freqüentar é um supermercado local, onde todos lhe dão comida.

O açougueiro prepara encomenda para o "cliente" e o repositor de mercadorias é o responsável pelas entregas. Ele tem que mostra a carne de longe para que o pássaro, desconfiado, agarre o primeiro pedaço, antes de sair voando. Depois, ele volta e quase consegue dar a primeira bicada. Os dois chegam a ficam frente a frente.

O pássaro é exigente e gosta de carne macia. Sempre vem duas vezes ao dia, de manhã entre 7h30 e 8h30, e à tarde, por volta de 16h30.

Os pesquisadores do Ibama dizem que é um falcão Quiriquiri, que vive no Brasil inteiro. Segundo eles, a proximidade de um falcão com o homem é raridade.

Além da carne, o falcão também precisa de outros tipos de comida. "O ideal é que o seu Raimundo [o repositor] diminua a alimentação, aos poucos, para não sentir de uma vez, até zerar a alimentação, para que ele (o falcão) volte a viver na natureza", diz Leo Caetano, coordenador de fauna do Ibama.

Seu Raimundo, o repositor, diz que vai tentar se controlar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.