• Carregando...

FOZ DO IGUAÇU - Seis famílias de agricultores sem-terra do Assentamento Antônio Tavares, antiga Fazenda Mitacoré, em São Miguel do Iguaçu, voltaram a ocupar neste fim de semana as casas e os terrenos de onde haviam sido expulsos em meados de 2007. O grupo responde na Justiça a acusações de envolvimento com o tráfico de drogas depois que policiais rodoviários apreenderam mais de 1,5 tonelada de maconha. Policiais militares e federais estão desde ontem reforçando a segurança na propriedade, que fica às margens da BR-277, no Oeste do estado.

Por meio de uma liminar, os produtores rurais conseguiram a reintegração de posse e fizeram com que as novas famílias que ocuparam as casas deixassem o lugar, provocando um clima de tensão no assentamento. Já temerosos pelo retorno dos acusados à fazenda, em setembro os assentados tomaram a praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu exigindo da Justiça que não permitisse a volta dos suspeitos. Na época, o Judiciário havia suspendido o pedido de reintegração feito por um dos agricultores e solicitado mais informações ao Ministério Público.

O impasse começou logo após o flagrante. A droga estava camuflada no meio de sacos de ração para suínos, transportados em um caminhão interceptado na BR-277. Segundo os policiais, o veículo seguia viagem depois de sair do acampamento, que fica a poucos quilômetros do Lago de Itaipu, uma das principais rotas do tráfico internacional de entorpecentes na fronteira com o Paraguai. Líderes sem-terra alegam que, em investigação feita por conta própria, encontraram drogas nas propriedades das famílias citadas e que elas estariam a serviço de quadrilhas que agem na região.

De acordo com o ouvidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Curitiba, Vinícius de Oliveira, o órgão vem acompanhando o caso e, para evitar o conflito, está tentando convencer as famílias a se mudarem para outros assentamentos no estado. Um dos acusados alega que precisou fugir e que muitos estão sendo perseguidos sem que haja prova de qualquer envolvimento com o caso. Os agricultores resistem a se transferir para terrenos vazios e deixar a propriedade, os animais e as benfeitorias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]