• Carregando...
 | Arte: Felipe Lima
| Foto: Arte: Felipe Lima

A despedida dos entes queridos no Cristianismo é repleta de rituais e celebrações que homenageiam a pessoa que se foi e também tem o objetivo de consolar os familiares. Em comum, os católicos e os evangélicas têm a esperança da vida eterna e isso se dá por meio da fé em Jesus Cristo.

“Atendi uma senhora nos momentos finais de sua vida que me disse: ‘Padre, vou morrer hoje’. Eu perguntei se ela estava com medo e a resposta dela foi uma lição para mim: ‘Não, Jesus vem me buscar. O padre está aqui, vai me preparar bem e eu tenho certeza que vou com Jesus’”, conta o padre André Buchmann, reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, em Paranaguá. No catolicismo, explica Buchmann, a Igreja participa dos momentos felizes e tristes da vida do cristão e precisa estar presente também nas últimas homenagens.

O velório católico tem muitos em símbolos: velas, crucifixo, terço, orações e bênçãos. A convicção é de que o corpo acaba, mas a alma não. “É obra de misericórdia enterrar os mortos e rezar por eles. Rendemos homenagens ao corpo por ter sido nesta terra Templo do Espírito Santo de Deus, rezamos pela salvação da alma e esperamos a ressurreição da carne quando a Deus aprouver. Essa é a razão da presença do sacerdote no velório para a encomendação dos defuntos. Não faz nenhuma mágica, mas suplica a Deus o perdão e a salvação para o falecido”, explica o padre.

Na Gazeta

Aos sábados, a Gazeta publica uma matéria relacionada à morte. Ritos, curiosidades e assuntos históricos estão entre os temas abordados. Já a colunista Clarissa Grassi – sempre aos domingos – trata de questões relacionadas à arte tumular. As homenagens aos falecidos são publicadas no impresso e no site (www.gazetadopovo.com.br/servicos/falecimentos) de segunda a sexta-feira.

A devoção a Nossa Senhora também é lembrada no velório. Ao rezar o terço, o devoto pede “Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém”, por isso, a família faz novamente a oração durante a despedida. “Tenho a firme certeza de que só depois da nossa morte é que vamos entender a importância e a necessidade de rezarmos pelos falecidos. Confiamos no poder da oração, na abrangência da misericórdia de Deus. Não podemos perder as oportunidades valiosíssimas de fazer o bem e rezando por quem já se foi”, afirma o sacerdote.

Evangélicos

Nas igrejas evangélicas, as celebrações têm dois propósitos, segundo o pastor Nivaldo Cavallari, da Primeira Igreja Batista de Paranaguá: “O consolo da família e o alerta para os que estão vivos e não tem a mesma certeza, a mesma convicção – fé – daquele que partiu”. Não há símbolos durante o velório e o enterro. Os costumes estão nas músicas entoadas, nas orações feitas durante a cerimônia e no auxílio aos familiares. “Quando a família é ligada à igreja, a primeira coisa que se faz quando alguém morre é avisar o pastor. Ele deixa o que estiver fazendo e vai dar assistência aos familiares, pois pelo falecido não há mais o que fazer ”, afirma Cavallari. No protestantismo, a morte finaliza a vida terrena e dá início à vida de glória. Por isso, a igreja busca mostrar à família que haverá saudade, mas que esse espaço será preenchido por Cristo.

“Tivemos um rapaz casado que morava em Brasília e a família residia em Paranaguá. Ele resolveu retornar para ficar perto da família e retomar a vida religiosa. No trajeto, na cidade de Prata (MG), houve um acidente com o caminhão da mudança e ele morreu. Nós mobilizamos a igreja da cidade, que prestou a primeira assistência, e eu fui responsável por contar para a mãe dele sobre o acontecido. O consolo da mãe foi saber que o filho havia reafirmado a fé em Cristo”, destaca. Para os evangélicos, a salvação não acontece pelo fato de a pessoa frequentar ou não a igreja, mas porque elas aceitaram Cristo como o Salvador. “Nós não temos o direito de julgar ninguém”, explica o pastor.

Lista de Falecimentos - 29/08/2015

Acir Cortes, 80 anos. Profissão: supervisor técnico. Filiação: Aroldo Cortes e Juraci Cortes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo de Salão Nobre do Couto Pereira - Portão 21.

Afonso Sochodolak, 68 anos. Profissão: advogado. Filiação: Miguel Sochodolak e Tereza Sochodolak. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Ivaiporã-PR.

Afonso de Lima, 70 anos. Profissão: motorista. Filiação: Francisco de Lima e Lídia Machado de Lima. Sepultamento ontem.

Albani Rocha Padilha, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Trajano Nunes da Rocha e Francisca Ribeiro Trindade. Sepultamento ontem.

Álvaro dos Santos Lima, 61 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Alexandre Rodrigues de Lima e Isabel dos Santos Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Ana Cristina Ribeiro Vieira, 43 anos. Profissão: empresária. Filiação: Arijan Ribeiro Castelo Branco e Analice Severino Vieira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Tangara - MT.

Arthur Luís Bochenek, 22 horas. Filiação: Felipe Luís Bochenek e Renata Cristiane Paula da Silva. Sepultamento ontem.

Boguslava Rzevuski Kaminski, 91 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Hipolito Rxvuski e Sofia Rzevuski. Sepultamento ontem.

Bronislava Kowalski Zawierucha, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Kowalski e Magdalena Schaldowski. Sepultamento ontem.

Carmem Komuchena, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Chami e Mazira Chani. Sepultamento ontem.

Diva Quartarolli Souza, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Silveira Quartarolli e Hermínia Quartarolli. Sepultamento ontem.

Euridice Félix da Silva Lima, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Félix da Silva e Maria de Jesus Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Hideo Yamaguishi, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Takeshi Yamagushi e Mamiko Ymaguishi. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 04.

Joanira Prado da Silva, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Izaltino Prado e Fermina Maria Prado. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

João Ferreira da Silva, 72 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Constâncio da Silva e Massu Ferreira da Silva. Sepultamento ontem.

José Ribeiro Pinto, 70 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Ribeiro Pinto e Luíza de Paula Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz.

José de Moura e Silva, 68 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Benedito de Moura e Silva e Geralda Maria Custodia. Sepultamento ontem.

Josefa Gonçalves de Jesus, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Georgino Ribeiro de Souza e Emília Gonçalves de Jesus. Sepultamento ontem.

Josely Bahls Anad, 70 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Luiz Felício Anand e Zely Bahls Anad. Sepultamento ontem.

Lourival Almeida dos Santos, 70 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Moreira dos Santos e Fidelcina Moreira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo.

Ludovico Drausnick Júnior, 62 anos. Filiação: Ludovico Drausnick e Irma Drausnick. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Luzia Aurora da Rosa Pinto, 53 anos. Profissão: caixa. Filiação: José Antônio da Rosa e Tereza Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Lygia Miranda Wambier, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Olympio de Miranda e Helena Pinto de Miranda. Sepultamento ontem.

Maria Ferreira de Barros Muniz, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ferreira de Barros e Maria Luíza de Barros. Sepultamento ontem.

Maria Pietchaki Levandoski, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Staneslau Pietchaki e Sabina Pietchaki. Sepultamento ontem.

Maria da Luz de Souza, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Delarino Alves dos Santos e Anna Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria de Almeida da Silva, 100 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Joaquim de Almeida e Guilhermina Fortunata de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de local a ser designado.

Maria de Lurdes Moreira dos Santos, 65 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Antenor Soares Moreira e Idalina Silveira Moreira. Sepultamento ontem.

Mariza Maria Dutra Cararo, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Delmar Dutra e Rosa Peretto Dutra. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Caçador - SC.

Maud Edidd Gracioli, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Reinaldo Gracioli e Maria Tiesstoh Gracioli. Sepultamento ontem.

Moisés Jakobson Achanzer, 89 anos. Profissão: consultor. Filiação: Bernad Jakobson e Schanzer Jakobson. Sepultamento ontem.

Olivia Soltto Fagundes, 73 anos. Profissão: lavradora. Filiação: Teodoro Soltto e Camelia Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Oscar Leite Rodrigues, 73 anos. Profissão: comerciante. Filiação: José Adolpho Rodrigues e Antônia Leite dos Santos. Sepultamento ontem.

Reginaldo Prestes de Oliveira, 34 anos. Filiação: José Calixto Prestes de Oliveira e Casturina Nunes de Proenca. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Rita de Cacia Mattos, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Eloi de Mattos e Dolores Prado de Mattos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 01.

Sebastião Abílio Simon, 101 anos. Profissão: dentista. Filiação: Francisco Simon e Maria Fontana Simon. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Sebastião Gustavo da Silva, 79 anos. Filiação: Argemiro Gustavo da Silva e Izabel Maria da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Tereza Manfrin Carnasciali, 85 anos. Profissão: professora. Filiação: Natal Manfrin e Amália Vendramini. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Thereza de Jesus Souza, 90 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Olegário da Costa e Thereza Lopes. Sepultamento ontem.

Vera Lúcia dos Santos Souza, 50 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Paulo Alves dos Santos e Ilda Raimundo dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo de residência.

Verônica Dolata Semicek, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardo Dolata e Mathilde Dolata. Sepultamento ontem.

Waltercio Villasboas Júnior, 57 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Waltecio Villasboas e Marlene de Almeida Villasboas. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Goiania.

Willian Sandriny Westphalen Scheliga, 53 anos. Profissão: vendedor. Filiação: José Scheliga e Nilza Westphalen Scheliga. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]