• Carregando...
Evento apresenta soluções para setores como indústria e agricultura | Antonio Costa / Gazeta do Povo
Evento apresenta soluções para setores como indústria e agricultura| Foto: Antonio Costa / Gazeta do Povo

Reaproveitamento do chorume de aterros, tecnologia para tratamento de efluentes, equipamentos para tratamento de resíduos rurais, placas de carros desenvolvidas com material reciclado e reciclagem de óleo de cozinha são apenas algumas iniciativas que estão sendo demonstradas pelos mais de 70 expositores da quinta edição da Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação & Tecnologia Ambiental (ReciclAção), que começou ontem.

Planejada para servir como eve­­nto simultâneo ao MOP3/COP8 – eventos promovidos pe­­­la ONU em Curitiba –, a fei­­­ra, realizada pela primeira vez em 2006, acabou se tornando uma referência nacional para a bus­­­ca de alternativas cien­tífi­­cas e mercadológicas que ao mes­­­mo tempo atendam dem­­andas de consumo e não agri­­­dam o meio ambiente.

Este ano, a empresa de mo­­nitoramento ambiental Ag Solve, de São Paulo, traz um estan­­­de com soluções para a descon­­­­taminação de aterros sanitários com a utilização do chorume como gerador de energia. A Marquitec, que desenvolve sistemas para tratamento de resíduos e reciclagem industrial, apresenta trituradores e usinas de reciclagem para as mais diversas matérias primas, como madeira, pneus e cobre. O Grupo Pena, que tem dez usinas em operação e construção na França, além de uma filial estratégica em Curitiba, mostra a tecnologia para a produção de combustível com resíduos sólidos não perigosos e não orgânicos. No estande das curitibanas Tegeve e 3R Ambiental, o público pode conferir uma unidade de estação compacta para tratamento de esgoto sanitário em funcionamento, a Ecotrate. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer e aprender sobre o tratamento de esgoto sanitário por meio do "sistema de lodos ativados", em que a remoção dos poluentes pode chegar a 98%. Além da feira, o evento, que vai até amanhã, conta ainda com mais quatro seminários técnicos e científicos.

Toda a emissão de carbono gerada pela realização da Re­­ciclAção será neutralizada com o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A certificação de neutralização do carbono com o selo "Mudanças Cli­máticas" resulta de um levantamento de todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da feira. Para a com­pensação, serão levadas em conta todas as atividades desenvolvidas durante o evento, desde a energia elétrica usada para seu planejamento até os gastos de combustível no deslocamento de fornecedores e clientes.

Serviço:

ReciclAção: Espaço Expo Unimed Curitiba, no bairro Campo Comprido. Hoje, das 14 às 21 horas; amanhã, das 13 às 19 horas. Entrada gratuita. Os preços dos seminários variam. Para mais informações, acesse o site www.montebelloeventos.com.br ou ligue para (41) 3203-1189.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]