• Carregando...
Ônibus continuam passando pelo viaduto da Marechal Floriano. Para carros, só o sentido centro-bairro está liberado | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Ônibus continuam passando pelo viaduto da Marechal Floriano. Para carros, só o sentido centro-bairro está liberado| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Incômodo é visto como um "mal necessário"

Pego de surpresa pelo bloqueio do viaduto da Marechal, o motorista Osvaldo Castanho, 56 anos, ficou confuso com as mudanças. "Eu não sabia do desvio. Só vi quando cheguei e estava fechado o viaduto. Mas não vejo tanto problema. É ignorância reclamar de obra, porque elas trazem melhorias. Só dá para reclamar se forem malfeitas ou se demorarem muito".

Leia a matéria completa

Novas intervenções

Veja outras obras que serão feitas neste início de ano:

Desembargador Westphalen: hoje tem início a revitalização da rua no trecho entre a Praça Zacarias, no Centro, e a Rua Brasílio Itiberê, no Rebouças. As obras devem durar um mês, para a fresagem (retirada do asfalto antigo), recapeamento nos trechos danificados e aplicação de microrrevestimento asfáltico (que tem maior durabilidade). Os bloqueios serão parciais.

Avenida Getúlio Vargas: também será iniciada hoje a revitalização entre os trechos da Rua Castro Alves e Saint Hilare, que deve ser finalizada até fevereiro.

Rua João Rodrigues Pinheiro: as obras de pavimentação em concreto serão feitas nas proximidades do Terminal de Ônibus do Pinheirinho, devem ser iniciadas amanhã e durar um mês.

Binário Salgado Filho: reforma do trecho entre a Rua Thomas Edison e a Jockey Clube. A drenagem, fresagem e pavimentação devem terminar em fevereiro.

Nova passarela na Linha Verde: a construção, em frente do Colégio Medianeira, terá início na próxima semana e será finalizada em fevereiro, quando a antiga passarela será demolida.

Fonte: Prefeitura de Curitiba.

  • Confira no mapa o caminho alternativo ao viaduto da Marechal

Ruas mais vazias e tranquilas e pouco trânsito de veículos. O atual cenário de Curitiba está sendo aproveitado pela prefeitura para diversas obras, feitas do centro aos bairros. Embora não haja estatísticas que comprovem a redução na frota de veículos, a diretora de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, calcula que essa diminuição seja de 30%, o que justificaria tirar do papel obras em importantes pontos da cidade. "Já passamos 2008 inteiro em obras. Mas janeiro e fevereiro são meses em que é mais fácil, porque é menor a frota circulante", afirma.

Para os que não viajam e ficam por aqui durante as férias escolares há os transtornos, e a esperança de que tudo vai melhorar assim que as obras acabarem. "Nós entendemos as reclamações, mas sempre digo que não se pode fazer uma omelete sem quebrar os ovos e que, no futuro, as pessoas vão ver os resultados e vão agradecer", diz a diretora de trânsito.

Uma das obras programadas para os meses de trânsito mais ameno é a reforma do viaduto da Marechal Floriano Peixoto, que tem o sentido bairro-centro fechado para carros e sua reabertura programada para o início de março. As faixas do viaduto que estão em obras foram fechadas ontem e, apesar da orientação da prefeitura para que o desvio fosse feito algumas quadras antes do bloqueio, houve concentração de veículos na última rua liberada para desvio, a Roberto Hauer.

As três faixas da Anne Frank também apresentaram lentidão antes do cruzamento com a Linha Verde. De acordo com Rosângela Battistella, o congestionamento era previsto, mas deve diminuir. "Depois os semáforos da Linha Verde serão programados. Vai ser dada prioridade ao transporte coletivo, e isso deve acontecer ainda durante o 1º semestre", disse. Além da Marechal Floriano e da Anne Frank, a Rua Desembargador Westphalen também deve ter suas obras finalizadas dentro de dois meses, quando entrará em funcionamento o quinto trinário da cidade. Trinário é um sistema de ruas em que as vias externas têm sentidos opostos e a central tem passagem para ônibus e carros nos dois sentidos.

* * * * *

Interatividade

As obras que estão sendo feitas no eixo da Marechal Floriano vão melhorar o trânsito na região?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou deixe seu comentário abaixo

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]