• Carregando...

Um experimento de manipulação genética fez o fígado de cobaias assumir uma função normalmente exercida pelos rins, ajudando o organismo a produzir hemácias, os glóbulos vermelhos do sangue. A pesquisa, realizada no instituto Howard Hughes, de Boston (EUA), sugere uma nova forma de tratar a anemia de origem renal.

A estratégia usada no estudo foi fazer com que o fígado de animais adultos fabricasse eritropoietina, hormônio que estimula a síntese de hemácias. Nor­­malmente, só os fígados de em­­briões fabricam essa molécula. A produção é transferida para os rins após o nascimento. Em doentes renais, porém, o nível de eritropoietina cai, levando à falta de hemácias.

Para tentar religar no fígado adulto a função do embrionário, os cientistas estudaram um grupo de substâncias chamadas PHD, que inibem a produção de eritropoietina. A ideia era encontrar alvos para drogas capazes de "inibir o inibidor’’.

Os cientistas alteraram o DNA de camundongos para desligar a produção de variantes de PHD no fígado a fim de descobrir quais delas inibiam a eritropoietina com mais eficácia. Desco­­briram que é preciso silenciar três variantes da enzima ao mesmo tempo para que o fígado volte a produzir a substância.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]