• Carregando...

A partir do ano que vem, uma parcela de carros saídos de fábrica terão como item obrigatório o sistema antibloqueio de frenagem, o ABS. O equipamento extra não interferirá no preço final do veículo, garante o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Peres da Silva. As informações são da Agência Brasil.

Segundo ele, os membros do conselho definirão as exigências relativas à implantação obrigatória do ABS na próxima reunião do órgão, que ocorre na primeira semana de abril. A ideia é que até 2014 o equipamento de segurança faça parte de todos os veículos novos fabricados no país, como já foi decidido em relação ao airbag. A lei que torna obrigatória a instalação da almofada de ar para o condutor e o passageiro em todos os veículos novos, foi publicada quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Faremos a reunião em abril para implantar a lei. A partir de 2014 todos os carros do país sairão de fábrica com o airbag. O mesmo prazo será usado para os freios com ABS. O equipamento não encarecerá o automóvel", informou Silva durante apresentação do desempenho dos sistema de freios feita ontem no autódromo de Brasília.

A mostra serviu como embasamento técnico aos membros do Contran. Três tipos de manobras com carro, com e sem o sistema de frenagem, foram demonstradas em chão molhado. Logo após as apresentações, o presidente do órgão também decidiu testar o equipamento. "A diferença é brutal. A falta do ABS é impressionante", afirmou Silva.

O porcentual de carros que deverão sair de fábrica já em 2010 com o sistema ABS também será decidido na próxima reunião do Conselho. Segundo Silva, a implantação dos freios será feita aos poucos até abranger todos os automóveis em 2014. "Vamos fazer de maneira progressiva para que a indústria automobilística tenha condição de implantar isso", disse o presidente do Contran.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]