A temperatura chegou perto de zero grau na manhã deste domingo (20) no Paraná. São Mateus do Sul, na região Sul do estado, registrou mínima de 0,1°C, a temperatura mais baixa nesta manhã entre os municípios paranaenses, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. A maior parte do Paraná teve termômetros abaixo dos 5°C pela manhã, com ocorrência de geadas.
Conforme explica o meteorologista do Simepar Lizandro Jacobsen, na faixa de municípios que passa pela Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul, Oeste e parte dos municípios do Norte Pioneiro, as mínimas ficaram abaixo dos 5°, o que favorece a ocorrência de geadas. "Pelo menos geadas fracas podem ter sido registradas nessas cidades. As condições foram bem propícias", diz.
No Vale do Ribeira, houve formação de nevoeiro pela manhã. Curitiba teve mínima de 4,1°C. Na RMC, outras cidades tiveram termômetros ainda mais baixos. Em Pinhais a temperatura chegou a 2,9°C e na Lapa a mínima foi de 2°C. Nos Campos Gerais, segundo o Simepar, algumas regiões tiveram termômetros com mínima de 0,5°C pela manhã.
Cidades do Norte, Noroeste e Litoral registraram temperaturas um pouco mais altas pela manhã, com mínimas que variavam entre 5°C e 10°C. Durante a tarde, por causa do sol e tempo aberto, as temperaturas sobem e o tempo fica mais ameno em todo o Paraná, segundo o Simepar.
O frio é resultado da passagem de uma massa de ar polar pela Região Sul do Brasil. Para a segunda-feira (21), os termômetros não devem cair tanto pela manhã, já que o ar mais frio se enfraquece.
-
Cúpula ambiental: o que Lula quer esconder do mundo na COP 28
-
Disputa pelo Ministério da Justiça se acirra após indicação de Dino ao STF
-
Oposição condena decisão do STF sobre imprensa: “Fere de morte a liberdade de expressão”
-
Tese de Alexandre de Moraes vence e STF fragiliza imprensa livre; assista ao Sem Rodeios
Enquete: Decisão do STF, de punir imprensa por fala de entrevistado, configura novo abuso?
Arritmia, toxoplasmose e até uso de sonda: doenças graves dos presos do 8/1
Alunos no Brasil regridem em desempenho do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Presos questionam versão oficial sobre morte de Cleriston e denunciam abandono e maus-tratos