• Carregando...

Três regiões de fronteira serão beneficiadas pelos projetos e recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Diante da constatação do avanço da violência nas áreas limítrofes do país e da importância que essas áreas têm na logística do crime organizado, o Ministério da Justiça resolveu ampliar a iniciativa e atender também Foz do Iguaçu (PR), Corumbá (MS) e toda a faixa de fronteira do Rio Grande do Sul. O programa do governo federal atenderia em princípio somente 11 capitais e regiões metropolitanas.

Parte do R$ 1,2 bilhão destinado aos mais de 90 municípios envolvidos serão aplicados em ações de combate aos chamados "crimes transfronteiriços", como o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, o contrabando e a pirataria. Em entrevista à Agência Brasil, veículo oficial de comunicação do governo federal, o ministro Tarso Genro disse que a solução dos problemas de Foz do Iguaçu exige trabalho de inteligência forte e estratégico. As ações conduzidas pela Polícia Federal contarão com o apoio do Paraguai e da Argentina. "O diagnóstico será o ponto de partida. Apresentaremos um programa completo para a cidade, que será a sede desta extensão", prometeu.

Entre as ações práticas para a região, o governo planeja a estruturação e o aumento do efetivo da Guarda Municipal, a compra de helicóptero, viaturas e motos para os órgãos de segurança que atuam na região e intensificação do trabalho das polícias Federal e Rodoviária Federal e da Receita Federal no combate ao crime e nas ações preventivas. Também está prevista a remoção de favelas e a atuação em comunidades consideradas violentas, por meio de projetos sociais e resgate de jovens em situação de risco. Os recursos possibilitarão a retomada do projeto Xerife nos Bairros, da Guarda Municipal.

As outras duas regiões incluídas no Pronasci Fronteiras também atuarão em vertentes específicas do crime. No Rio Grande do Sul o embate será contra o roubo de gado, abate clandestino e venda ilegal de carne. Já em Corumbá, os recursos vão ajudar no enfrentamento dos crimes ambientais. Os projetos para a injeção das verbas federais para a segurança pública deverão ser encaminhados ao Ministério da Justiça até o dia 9 de abril. No Paraná, integram o programa as cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, Piraquara e São José dos Pinhais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]