• Carregando...
Pela quarta vez em 2014, funcionários param atividades no Hospital Evangélico | Jhonatan Campos/Gazeta do Povo
Pela quarta vez em 2014, funcionários param atividades no Hospital Evangélico| Foto: Jhonatan Campos/Gazeta do Povo

Os funcionários do Hospital Evangélico de Curitiba começaram nesta terça-feira (11) uma nova paralisação de serviços alegando atraso no pagamento de salários. Eles reclamam que o hospital mais uma vez deixou de realizar os pagamentos, o que, segundo eles, tem se tornado frequente nos últimos meses. Durante todo o dia manifestantes ficaram em frente ao hospital e funcionários de vários setores participaram da interrupção das atividades. A greve ocorre por tempo indeterminado e as manifestações em frente ao hospital continuarão nesta quarta-feira (12) a partir das 6 horas.

Segundo o diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região (Sindesc), Natanael Marchini, aproximadamente 240 funcionários aderiram à greve. O hospital diz não ter feito um balanço de adesão à paralisação e, por isso, não consegue precisar quantos servidores dos 3 mil funcionários que integram o hospital participaram da greve no primeiro dia. A assessoria de imprensa da instituição garante que nenhuma cirurgia ou consulta foi prejudicada.

O diretor do sindicato da categoria frisa que o hospital não ficará parado e, de acordo com a demanda de pacientes que necessitem de atendimento, haverá remanejamento de grevistas para que os usuários do hospital não tenham mais prejuízos com a paralisação. "O hospital está funcionando, assim como o plantão e emergência", diz.

Marchini afirma que, até o fim desta terça, não havia reunião prevista com o hospital para negociar retorno ao trabalho e pagamento dos salários atrasados. Segundo o diretor, o sindicato aguarda também uma resposta de uma possível consulta que o hospital deve fazer com a Prefeitura de Curitiba, o que pode ser um caminho para resolver o problema dos atrasos de pagamentos.

Segundo o sindicato, os serviços só devem voltar ao normal quando os depósitos de pagamentos forem efetivados.

Resposta

A assessoria de imprensa do Hospital Evangélico informou que, por enquanto, nenhuma reunião com o sindicato ou funcionários está prevista para resolver a situação de greve. Segundo a assessoria, na semana passada foi feita uma reunião com os funcionários e a eles foi informado que o pagamento dos salários seria feito até o próximo dia 20 de novembro.

Sobre a possível consulta com a prefeitura, o hospital disse que, por enquanto, não há nada a declarar sobre o assunto. A Prefeitura de Curitiba disse que os repasses do Fundo Nacional de Saúde estão sendo feitos regularmente para todos os hospitais conveniados da capital e que reuniões periódicas ocorrem entre o poder público e os hospitais.

Outras paralisações

Esta é a quarta paralisação de funcionários do Hospital Evangélico neste ano. Em outubro, foram duas: funcionários de segurança, limpeza, recepção, copa e cozinha protestaram contra os atrasos e, dias antes, os residentes também realizaram uma paralisação, pedindo pagamento de bolsa que recebem e melhorias estruturais no hospital. No mês de setembro, houve uma paralisação de cerca de 70 funcionários em virtude da falta de pagamentos de salários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]