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Funcionários trabalham no bairro Capão Raso, na primeira linha do metrô a Linha Azul | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Funcionários trabalham no bairro Capão Raso, na primeira linha do metrô a Linha Azul| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
  • Projeto de como será o Metrô Curitibano

A prefeitura de Curitiba definiu a marca que usará para indicar as obras de construção do metrô. Nesta primeira fase, as cinco equipes técnicas que trabalham no trecho CIC Sul – Santa Cândida já exibem nos uniformes, no equipamento de segurança e nas placas utilizadas a marca "Metrô Curitibano". No local funcionará a primeira linha do metrô, a Linha Azul. Os trabalhos começaram na região do bairro Pinheirinho em direção ao Santa Cândida. A previsão é que a primeira parte do metrô fique pronta para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil com Curitiba como uma das sub-sedes.

A marca leva as cores do brasão de Curitiba, verde e vermelho, e tem um "M" central cercado por um "C" e um cilindro verde, que representa o túnel por onde passará o novo meio de transporte, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.

A obra

De acordo com informações do site de notícias da prefeitura, a Linha Azul do metrô terá 22 quilômetros de extensão, entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. Em 19 quilômetros o sistema será subterrâneo. Na Avenida Winston Churchill haverá um trecho elevado de 500 metros, após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476.

Segundo o projeto, depois o metrô seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal CIC-Sul. A prefeitura afirma que no local será feito um complexo que terá pátio de estacionamento, centro de controle operacional e centro de manutenção, com acessos especiais para os veículos do metrô.

Estão previstas 21 estações de embarque e desembarque ao longo da Linha Azul, com distância média de 1 quilômetro entre elas. O veículo usado no metrô terá características leves com capacidade de transportar 1.150 passageiros em cada composição, formada por quatro carros motorizados. A previsão é que o sistema transporte 500 mil passageiros por dia.

Estudos

O consórcio Novo Modal, vencedor da licitação para execução do projeto básico, é o responsável pelos estudos preliminares para a compatibilização dos projetos existentes, como topográficos, geotécnicos, geológicos, hidrológicos e de interferência, projetos geométricos, de terraplenagem, de obras viárias subterrâneas, superestrutura ferroviária, de edificações (estações, terminais, centro de controle e prédio administrativo), sistemas fixos e material rodante e elaboração do orçamento.

De acordo com a prefeitura, nos próximos dias, a empresa Ecossistema, vencedora da licitação para o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA), vai começar os trabalhos, que dependiam de dados que estão sendo levantados pelo consórcio encarregado dos estudos e projetos de engenharia.

A prefeitura, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), desenvolverá o estudo de viabilidade econômico-financeira. Já o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desenvolverá os projetos básicos de comunicação visual e projetos geométricos, sinalização horizontal, vertical, semafórica e paisagismo da via estrutural sob a qual o metrô será implantado.

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