• Carregando...
Hamilton construiu sete hospitais ao longo da sua carreira | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Hamilton construiu sete hospitais ao longo da sua carreira| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O médico-cirurgião Hamilton Leal, 88 anos, fundador do Hospital Santa Cruz, morreu na tarde de ontem, em Curitiba, vítima de uma parada cardíaca. O sepultamento será hoje, às 16 horas, no Cemitério Parque Iguaçu, no bairro Cascatinha.

Quase sete décadas por ele foram dedicadas ao bem-estar e à saúde dos curitibanos. Apesar de não atuar mais na profissão, Leal não passava um dia sem visitar as alas e corredores do Hospital Santa Cruz, do qual também era presidente do conselho.

O cirurgião começou sua experiência médica no Instituto de Medicina, sob o comando de Erasto Gaertner. Era considerado um dos principais empreendedores da saúde no estado. Ao todo, construiu sete hospitais, trazendo inovações e benefícios essenciais para a capital e região metropolitana, como a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) particular do Paraná e a segunda UTI Coronariana, além do Centro Médico Plínio Pessoa.

Primeira UTI particular

O empreendedorismo do doutor Leal, inclusive, começou cedo. Com apenas cinco anos de carreira, começou a construir o Hospital da Polícia Militar, no Capanema. Comprou o terreno com os próprios recursos e com a ajuda do pai. Não mediu esforços até ver o hospital concluído – na época, chegou a trocar um carro por tijolos para a construção. Vencido o primeiro desafio, passou a organizar o Grupo Santa Cruz, com a ajuda de parceiros, amigos e profissionais.

Entre eles, o arquiteto Lívio Leal, que projetou todos os hospitais idealizados pelo primo. "Era um homem idealista", resume Lívio. "Mesmo prestes a completar 89 anos, não lhe faltava disposição. Sempre ajudou o próximo, preocupado com a saúde das pessoas", completa.

O doutor Hamilton Leal deixa enlutados a esposa, Regina de Azevedo Leal, e os filhos Hamilton Leal Júnior e Eliane Regina Leal, além de sete netos e 11 bisnetos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]