• Carregando...
Governo dos Estados Unidos e o Sidewalk Labs, do Google, que ajudaram a financiar o projeto LinkNYC (foto), se juntaram para acabar com os congestionamentos. Resposta é um novo software. | LinkNYC/Reprodução
Governo dos Estados Unidos e o Sidewalk Labs, do Google, que ajudaram a financiar o projeto LinkNYC (foto), se juntaram para acabar com os congestionamentos. Resposta é um novo software.| Foto: LinkNYC/Reprodução

Aplicativos e sistemas que querem dar conta de mostrar os dados de trânsito em tempo real para ajudar motoristas a escolherem seu caminho já estão por aí há algum tempo. Mas, pensando justamente em quem não tem sequer um smartphone para se beneficiar desses apps, o time dedicado às soluções em tecnologia urbana da Sidewalk Labs, empresa vinculada à Alphabet, do conglomerado do Google, anunciou na última quinta-feira (17), em conjunto com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos, o desenvolvimento de “Flow”.

Flow é um software que não só vai mostrar os problemas em tempo real para os usuários, mas também vai reunir uma série de informações – incluindo aquelas do Google Maps e do Waze, além de dados municipais e outros – para identificar o que está causando congestionamentos e quais áreas da cidade precisam de algum tipo de serviço, melhoria ou obra. As informações são do site especializado CityLab e do jornal The New York Times. A Sidewalk Labs é a mesma que ajudou a financiar o projeto de tecnologia de informação de trânsito, turismo e serviços de Nova York, o LinkNYC.

Modelos matemáticos podem reduzir em até 30% o tempo perdido no trânsito

Estudo usou big data como base para entender a relação entre infraestrutura viária e padrões de locomoção em cidades como Boston, São Francisco, Rio de Janeiro, Lisboa e Porto

Leia a matéria completa

Para o pessoal do Sidewalk Labs, o novo software é uma forma de auxiliar não só os agentes públicos, mas também a população como um todo. Como? Flow terá “braços físicos”, na forma de quiosques ou totens, que trarão todas as informações de forma inteligível. Daí a ideia de que não só quem tem smartphone vai se beneficiar da ideia.

De acordo com o NYT, o anúncio da parceria entre a empresa e o governo federal norte-americano é parte da competição “Desafio da Cidade Inteligente”, do Departamento de Transporte. As sete finalistas – São Francisco, Austin, Columbus, Denver, Cidade do Kansas, Pittsburgh e Portland –estão tentando convencer o órgão de que possuem as melhores ideias para aplicar os US$ 40 milhões oferecidos como prêmio da competição.

Em contrapartida ao apoio do governo federal, a Sidewalk deve trabalhar com essas sete das finalistas para refinar a tecnologia do Flow.

“Nós estamos pegando tudo, de dados anônimos de celular a bilhões de milhas de viagens, dados de censos, e colocando tudo em uma plataforma que dará tanto para o setor privado quanto para o público a capacidade de realmente entender dados de uma maneira que eles não fizeram antes”, disse Daniel L. Doctoroff, chefe-executivo da Sidewalk Labs ao NYT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]