i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
futuro das cidades

Documentário permite conhecer Istambul através do olhar dos gatos

Há mais de mil anos os felinos fazem parte do dia a dia da maior cidade turca e por meio da história de sete deles que Istambul é apresentada nesse filme

  • PorFabiane Ziolla Menezes
  • 09/05/2016 09:36
A diretora do documentário, Ceyda Torun, afirma que o trabalho é uma espécie de carta de amor aos gatos e à cidade de Istambul, onde ela cresceu. | Kedi/Divulgação
A diretora do documentário, Ceyda Torun, afirma que o trabalho é uma espécie de carta de amor aos gatos e à cidade de Istambul, onde ela cresceu.| Foto: Kedi/Divulgação

Esqueça os bizantinos e os otomanos, os verdadeiros conquistadores de Istambul, na Turquia, são os gatos. Enraizados na história e no dia a dia da cidade, eles são as estrelas de um documentário: Kedi, “gato” em turco. Independentemente se você gosta dos bichanos ou não, é através do olhar de sete deles que o documentário mostra Istambul, a cidade que tem um pé no Ocidente e outro no Oriente.

“Há um mistério, uma imprevisibilidade sobre gatos e Istambul”, disse a diretora do documentário, nascida na cidade, Ceyda Torun, ao site especializado em cidades CityLab. Segundo ela, essa relação entre os bichanos e a cidade tem mais de mil anos.

Parte da explicação para esse DNA felino de Istambul pode estar no fato de ela ter sido, durante muito tempo, um dos principais portos da região. Tanto nos navios que ali chegaram quanto, mais tarde, durante a expansão da cidade com os otomanos e a construção dos primeiros sistemas de esgoto, os gatos mostraram seu valor no controle de roedores e ganharam terreno no coração dos moradores de Istambul.

São ainda do período otomano alguns dos abrigos e portinholas construídas especialmente para os bichanos nos imóveis de Istambul. “Muitas pessoas me disseram que se você é uma verdadeira muçulmana você deve ser uma amante dos animais”, explicou Ceyda ao CityLab, acrescentando que os textos do Islã, religião da maioria dos turcos, incluem histórias sobre o amor do profeta Maomé pelos gatos. Com o crescimento do Istambul, essa relação de amor se manteve, mas com uma população de gatos e outra de humanos muito maiores.

Embora os gatos de rua de Istambul sejam algo muito corriqueiro para os moradores de lá, foi a reação de surpresa dos estrangeiros que chamou a atenção de Ceyda para a ideia do documentário. “Eu cresci em Istambul e acredito que minha infância foi infinitamente menos solitária do que poderia ser se não fosse pelos gatos – e eu não seria a pessoa que sou hoje. Eles eram meus amigos e confidentes e eu senti a falta da presença deles em todas as outras cidades onde vivi. Esse filme é, de várias maneiras, uma carta de amor para esses gatos e para a cidade, que estão mudando de formas imprevisíveis”, diz a diretora numa carta aberta aos fãs do documentário.

No site oficial do filme é possível conhecer cada um dos sete “atores” felinos da produção. Veja o trailler de Kedi, que, por ora, tem participado de festivais na Europa e nos EUA e ainda não tem data para chegar ao Brasil:

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.