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São Paulo volta atrás e define pagamento de crédito pós-pago para Uber

O novo método permitiria à arefeitura ter controle sobre as empresas por meio do preço de cada crédito cobrado para a prestação de serviço na cidade – e evitaria um monopólio por um único aplicativo

    • Estadão Conteúdo Web
    • 03/06/2016 11:59
     | FERNANDA CARVALHO/Fotos Publicas
    | Foto: FERNANDA CARVALHO/Fotos Publicas

    A prefeitura de São Paulo apresentou na quinta-feira, 2, uma nova proposta para fiscalizar aplicativos de transporte, como o Uber. Na quarta-feira, 1º, a gestão Fernando Haddad (PT) havia anunciado a realização de leilões para a venda de créditos por quilômetro rodado, mas agora as empresas terão de quitá-los após o término das viagens, em um sistema de vendas “pós-pago”.

    Segundo o chefe de gabinete da São Paulo Transporte (SPTrans), Ciro Biderman, o método permitirá à prefeitura ter controle sobre as empresas por meio do preço de cada crédito cobrado para a prestação de serviço na cidade. “O que faremos é um sistema pós-pago. Quando notarmos que a venda de créditos se aproxima do limite, aumentamos o valor do crédito”, disse Biderman.

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    As empresas vão pagar para o município R$ 0,10 a cada quilômetro rodado. Quando a prefeitura verificar que o limite de circulação está perto de ser atingido, o valor do crédito aumenta, até que, para o usuário, a tarifa se aproxime do preço de uma corrida de táxi, por exemplo. Assim, a gestão petista espera equilibrar o uso das ruas por carros de aplicativos e dos taxistas.

    Para isso, ainda segundo Biderman, a prefeitura terá acesso à “nuvem” de informações das empresas de aplicativos, acompanhando em tempo real quanto cada carro tem circulado. É esse compartilhamento de dados que vai determinar se a empresa está liberada para trabalhar na cidade.

    Biderman disse que três empresas já iniciaram as tratativas para liberar o acesso da Prefeitura às suas informações. A primeira deve começar a funcionar legalizada já na próxima semana, mas o gestor não adiantou qual será.

    Na quarta-feira (1.º), o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, havia afirmado que o plano da prefeitura era vender créditos antes de serem usados, em leilão. Dissera também que não haveria regras para evitar que uma única empresa comprasse todos os créditos, o que possibilitaria a existência de monopólio.

    Tatto afirmou na quinta-feira (2), porém, que se “explicou mal” sobre o assunto e confirmou o sistema pós-pago. “O que quis dizer sobre monopólio foi me adiantar”, explicou, acrescentando que, aumentando o valor dos créditos, caberia às empresas decidir se queriam manter sua operação naquele cenário, mais caro, ou se suspenderiam a operação até o preço cair.

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