• Carregando...
 | /Divulgação
| Foto: /Divulgação

A Guarda Municipal de Curitiba registrou 52 ocorrências de violência contra a mulher no transporte coletivo desde novembro de 2014 até o início deste mês de agosto. Em 2015, foram 44 casos, metade deles envolvendo atos obscenos/libidinosos e a outra metade com assédio sexual. Os dados de 2015 vão até o dia 10 de agosto.

A prefeitura de Curitiba atribui esse registro à campanha “Busão sem Abuso”, lançada em novembro passado, e que incentiva mulheres e testemunhas a denunciarem casos de abuso sexual dentro dos veículos do transporte coletivo. Os casos registrados na Guarda Municipal envolvem abusos, assédio sexual, atos obscenos, constrangimentos e condutas inconvenientes.

Segundo a prefeitura, a orientação é para que mulheres vítimas de abusos ou qualquer pessoa que presenciar um ato desses deve entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153 e informar a linha do ônibus, horário e trajeto para que uma viatura da corporação seja direcionada ao local.

Funcionários do transporte coletivo e fiscais e vigilantes de terminais são orientados a prestar atendimento nestes casos e a deter acusados de abuso até a chegada dos agentes. O caso é encaminhado para a Delegacia da Mulher de Curitiba.

Na avaliação da secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro, “apesar de o medo e da vergonha em denunciar ainda serem fatores de subnotificação dos casos, a campanha dá coragem às mulheres quando aponta o que é considerado abuso, o que elas podem fazer e como fazer para denunciar. A sociedade demonstra que está reagindo e que é hora de superar o medo e a vergonha”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]