• Carregando...
Curso de 2016 não deve ter atraso, como ocorreu em 2015 | Divulgação/Feliphe Aires-PMPR
Curso de 2016 não deve ter atraso, como ocorreu em 2015| Foto: Divulgação/Feliphe Aires-PMPR

Após um atraso de quatro meses para o início do Curso de Formação de Oficiais (CFO) de 2015 da Polícia Militar, o governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (13) que garante o início do curso para o ano de 2016 e que o número de vagas será ampliado. No próximo ano serão 100 vagas, sendo 90 para policiais militares e 10 para bombeiros. Em 2015 foram 60 candidatos aprovados (40 para PM e 20 para os Bombeiros).

Anunciado como um “esforço do Comando”, conforme disse o major Gilson Luiz Semmer, Chefe do Centro de Recrutamento e Seleção da PM, para a Agência Estadual de Notícias (AEN), segundo a PM o aumento de vagas ocorreu por causa de uma projeção da quantidade de oficiais que será necessária no momento em que a turma de 2016 estará formada (ou seja, em 2019). Essa projeção é feita todos os anos antes da abertura do concurso para o CFO e define quantos oficiais da PM serão necessários para suprir a demanda de aposentadorias para os cargos no final dos cursos.

O aumento de vagas ocorreu ainda por causa da alta procura de candidatos pelo curso, segundo a PM. O concurso, realizado junto com o vestibular pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é um dos mais concorridos do processo seletivo. Outro motivo para o aumento de vagas seria a possibilidade orçamentária para o ano de 2016, conforme a PM.

Concurso

O edital para o concurso do ano que vem deve ser lançado nesta sexta-feira (14). Os interessados em participar do CFO devem ficar atentos ao andamento das etapas no site do Núcleo de Concursos da UFPR. A seleção ocorre por meio da realização da prova do vestibular da UFPR, além das Provas de Habilidades Específicas no âmbito da PM.

Atraso

No ano de 2015, conforme noticiado pela Gazeta do Povo, houve atraso para o início do CFO. As aulas, realizadas na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, deveriam ter começado em março de 2015, mas tiveram início apenas no mês de julho. O motivo alegado pela PM seriam exames previstos no edital, mas aprovados para o curso que foram ouvidos pela reportagem afirmaram que não havia condições orçamentárias para pagamento dos salários dos cadetes.

Para 2016, de acordo com a PM, o curso de oficiais deve começar no início do ano e não teria atrasos, mesmo com o retardo no início das aulas da turma de 2015.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]