• Carregando...

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau anunciou que vai implantar medidas para evitar o furto de produtos doados às vítimas da enchente que atingiu Santa Catarina. O anúncio foi feito depois que voluntários e soldados do Exército foram flagrados furtando roupas e mantimentos do Pavilhão 1 do Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Nas imagens feitas com uma microcâmera da RBSTV, soldados e voluntários pegam roupas, tênis e outros objetos e escondem em mochilas ou levam para veículos..

O secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França, admitiu que houve falhas no acompanhamento e na fiscalização do trabalho de triagem dos donativos e disse que serão tomadas três medidas para evitar novos furtos.

De acordo com França, a primeira medida é a contratação de um escritório de logística para ficar responsável pela recepção e expedição dos donativos.

Foi determinada também a mudança do local da central de recepção dos donativos. A definição sobre a nova central deve ocorrer em 10 dias, segundo França.

Outra medida apontada por França será uma investigação desenvolvida pela assessoria jurídica da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que deverá descobrir os responsáveis e fazer os encaminhamentos legais. O Ministério Público de Santa Catarina e o Exército informaram que também vão investigar as denúncias.

Nesta segunda-feira (15), após a divulgação das imagens, houve reforço no número de funcionários que controlam a chegada de donativos e a saída para os abrigos.

Exército

O general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, classificou o caso como lamentável e doloroso. Segundo o jornal Diário Catarinense, ele disse que foi uma situação isolada e que por isso fugiu ao processo de controle do Exército. Afirmou ainda que os furtos foram praticados por soldados que não estavam alinhados com as diretrizes da corporação.

Pafiadache afirma também, segundo a reportagem, que foi aberto processo administrativo para responsabilizar culpados. Segundo o general, desde que o Exército tomou conhecimento dos furtos, no sábado (13), tomou providências para apurar o caso e chamou envolvidos para prestar depoimento.

O tenente-coronel Edson Rosti, comandante do 23º Batalhão da Infantaria (BI), declarou que a corporação vai apurar o caso e o relatório será apresentado em 20 dias. Um inquérito policial militar também deve ser instaurado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]