• Carregando...

Cerca de 33 mil famílias paranaenses foram excluídas do cadastro do Bolsa Família. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, os beneficiários entraram no mercado de trabalho e atualmente têm renda superior ao exigido para integrar o programa. Em todo o país, 400 mil famílias deixaram de receber o auxílio do Bolsa Família.

Os pagamentos já estavam suspensos desde setembro de 2008, quando o ministério fez um cruzamento de dados. A renda que as famílias declaram no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi comparada com a informada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego. O levantamento indicou que cerca de 600 mil famílias no Brasil tinham renda mensal superior a R$ 120 per capita, limite estipulado para integrar o programa.

As famílias que caíram na malha-fina" tiveram prazo até 31 de dezembro para atualizar o cadastro e mostrar que atendiam ao critério para receber o Bolsa Família. No Paraná, quase 42 mil benefícios estavam sob suspeita. Perto de 9 mil famílias conseguiram comprovar renda dentro do perfil necessário para o programa. O benefício dessas famílias foi desbloqueado após a atualização dos dados.

Já os que não se recadastraram tiveram o benefício suspenso em definitivo a partir do mês de fevereiro. O Paraná foi o terceiro estado onde mais benefícios foram cancelados. Em primeiro aparece São Paulo, onde 100 mil famílias foram excluídas e em segundo Minas Gerais, com 60 mil auxílios cancelados. De acordo com o ministério, o cruzamento de dados é realizado anualmente e tem a finalidade de aperfeiçoar o controle do programa e destinar o Bolsa Família apenas a quem precisa.

Entre 2004 e 2008, o ministério cancelou mais de 2,6 milhões de benefícios, seja porque a família melhorou a sua renda e ultrapassou o critério do programa ou seja por não cumprir as metas de educação e saúde. A cada cancelamento, uma nova família é incluída no programa.

Em fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome suspendeu o repasse de verbas do Bolsa Família para 10 municípios paranaenses. As prefeituras não enviaram relatórios sobre o monitoramento de saúde dos beneficiários do programa, referentes ao segundo semestre de 2008. Em todo o país, 344 municípios deixaram de enviar as informações e ficarão sem os recursos por seis meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]