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São Paulo - O governo do estado de São Paulo prepara a concessão dos 30 aeroportos sob sua administração. Eles interligam as principais cidades do interior paulista ao restante do Brasil, às nações do Mercosul e a outros 20 países. Enquanto isso, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), ligado à Secretaria de Estado dos Trans­portes, está reformando a estrutura aeroportuária. Foram abertas 22 licitações em 18 aeroportos paulistas para melhorias, ampliação e concessão de uso de áreas.

Para continuar o processo de concessão à iniciativa privada, a administração estadual aguarda manifestação da Secretaria da Aviação Civil, do Ministério da Defesa. A primeira consulta sobre concessões de pistas paulistas foi feita em fevereiro de 2009 e submetida à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo o Daesp. Nenhuma resposta foi viabilizada até o momento.

Crescimento

De 1.º de janeiro a 30 de junho, 817.260 passageiros passaram pelos 30 aeroportos mantidos pelo Daesp – no mesmo período do ano passado, foram 598.570 pessoas. Em 2009, os aeroportos estiveram na rota de 1,3 milhão de passageiros.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, há interesse nos aeroportos, mas os empresários esperam a proposta do governo estadual. "Alguns associados têm interesse na concessão, mas não em todos os aeroportos. Não adianta pedir um valor absurdo. O Estado vai perceber que não vai ter lucro, mas não ter prejuízo já é um bom avanço", afirma. Ele destaca que São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Bauru são os mais interessantes para as empresas.

De acordo com Sergio Camargo, superintendente do Daesp, o objetivo é atender ao aumento da demanda de usuários. "O Daesp está tornando áreas disponíveis para a construção de hangares e outras atividades aeronáuticas, tendo em vista o grande número de empresas e proprietários de aeronaves que tem nos procurado."

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