• Carregando...

Pelo menos 200 metros de madeira de reflorestamento impedem o acesso à fazenda

Por não cumprir um mandado de reintegração de posse na fazenda São Domingos, em Cascavel, no Oeste, o governo do Paraná terá que pagar uma multa de R$ 5 mil por dia. A ordem da Justiça para a reintegração venceu no dia 15 deste mês, mas até agora os sem-terra não saíram do local.

Segundo reportagem do telejornal ParanáTV, um grupo de sem-terra derrubou árvores para impedir o acesso à fazenda. Centenas de pinus cobrem a principal ligação ao local. Ao todo, são pelo menos 200 metros da madeira de reflorestamento bloqueando o acesso. A fazenda de 380 hectares foi invadida em abril de 2008 por 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

De acordo com o advogado Tadeu Karasak, que defende o dono da fazenda, a propriedade nunca foi oferecida ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para reforma agrária e o prejuízo com a madeira será cobrado na Justiça. "Vai acabar o estado do Paraná tendo que pagar a conta por isso", afirmou ao telejornal.

Policiais militares estiveram no local, tiraram fotos e encaminharam um relatório à Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp). O documento também será enviado ao Ministério Público (MP). Segundo a PM, os sem-terra teriam derrubado a madeira para impedir uma possível reintegração.

Em entrevista ao ParanáTV, o governador Roberto Requião (PMDB) afirmou que já foram feitas várias reintegrações no estado e há somente alguns casos isolados de pendências. "O que eu sei é que o estado que fez mais reintegrações no Brasil foi o Paraná. Eu assumi o governo com quase 200 reintegrações por fazer e a Secretaria da Segurança Pública me diz hoje que, na verdade, existem cinco ou seis pendências", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]