• Carregando...

O governo federal enviou nesta quiarta-feira (14) uma equipe com pelo menos seis técnicos especialistas em avaliação de desastres para os municípios prejudicados pelas fortes chuvas nos últimos dias na região serrana do Rio. Segundo o Ministério da Saúde, um grupo de médicos e enfermeiros da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) também está de prontidão para casos emergenciais.

A decisão de enviar os técnicos ao Rio partiu do secretário nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, coronel Humberto Viana, depois de uma reunião com o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ontem, no Palácio do Planalto.

A reportagem tentou contato com o Ministério da Integração Nacional, mas não obteve retorno. O Ministério da Saúde afirmou, através da assessoria, que os técnicos do governo federal "realizam um diagnóstico da situação na região serrana do Rio para identificar as necessidades de insumos e avaliar as estruturas que podem ter sido comprometidas".

"Médicos e enfermeiros já estão mobilizados para serem deslocados rapidamente para lá caso seja necessário", disse por telefone a assessoria do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o ministério, a equipe técnica deve permanecer 10 dias no Rio para a conclusão da avaliação. A pasta não divulgou quais municípios da região receberão a visita.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou em nota que, até o momento, não houve necessidade do pedido de reforço da Força Nacional de Saúde. O órgão afirmou que vem monitorando a situação de forma integrada com os municípios atingidos pelas chuvas e está pronto para atuar caso seja necessário.

O estado registrou nesta quarta-feira a primeira morte causada pela forte chuva que atingiu a região serrana no início da semana.

Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram na manhã de hoje o corpo do lavrador Fabiano Rodrigues, 26, que foi levado por uma enxurrada ontem quando tentava atravessar o rio Imbé, em Trajano de Moraes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]