• Carregando...

Termina amanhã o curso de formação dos 423 candidatos a agentes penitenciários do Paraná. Na véspera da formatura, última fase eliminatória para preencher o mesmo total de vagas disponíveis, os candidatos ainda não receberam a bolsa-auxílio de R$ 1 mil, mesmo que o edital do concurso determine que o valor seja pago durante o curso e não após.

Muitos candidatos abriram mão de empregos e viajaram de outras cidades e estados para permanecer durante um mês (180 horas) em Curitiba, onde fizeram o curso. Outro problema é que os candidatos receberão a ajuda de custo somente após avaliação de presença de cada um, contrariando o edital novamente. A reportagem apurou que, durante as aulas, um funcionário da escola de agente explicou aos alunos que a burocracia atrapalhava o pagamento. Os alunos estão com medo de que o governo não quite o débito em razão da pressão gerada para cumprir os limites prudenciais estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), a pasta deverá receber os relatórios de presença no curso nesta semana. Depois da análise, o pedido de pagamento será encaminhado à Secretaria de Estado da Fazenda, responsável por efetivar a bolsa-auxílio. O Paraná conta com 3.638 agentes cuidando de cerca de 180 mil condenados nas 31 unidades penitenciárias do estado – quase cinco presos por agente.

Também no aguardo

Cerca de 450 candidatos que passaram no concurso para investigador da Polícia Civil em 2009 também estão aguardando chamamento. "Muita gente perdeu o emprego, faz outros serviços, outros estão mentindo para se manter no emprego, enquanto o governo não nos chama", conta um deles, que prefere não ter o nome revelado. Nas redes sociais, o próprio governador Beto Richa se comprometeu em efetivar a contratação desses investigadores até o começo de 2014.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o concurso vence em julho de 2014, e o governo pretende chamar o número máximo de candidatos, desde que não ultrapasse os limites orçamentários estabelecidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]