• Carregando...

A Galileo Administração de Recursos Educacionais, mantenedora da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, no Rio, informou neste sábado (8) ter entrado com ação na Justiça Federal contra o Ministério da Educação e seu ministro, José Henrique Paim Fernandes, e o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, pedindo indenização de R$ 6,911 bilhões por danos materiais causados pelo descredenciamento das instituições, em janeiro.

A ação inclui, ainda, o secretário de regulação e supervisão da educação superior do Ministério, Jorge Rodrigo Araújo Messias.

A Galileo alega, na ação, que o valor foi calculado com base nas mensalidades dos cursos, projetando as perdas com base nas receitas estimadas de 15 anos de funcionamento.

As duas instituições vinham, nos últimos anos, enfrentando problemas financeiros e administrativos. Atrasos nos pagamentos de professores e servidores afetaram o cronograma de aulas. No ano passado, segundo estudantes, houve apenas seis meses letivos. O descredenciamento afetou 10,8 mil alunos na Gama Filho, dos quais 2.000 no curso de medicina, mais 6.300 alunos da UniverCidade.

O escritório MCP Peixinho, Cacau & Pires Consultores e Advogados Associados, que tem defendido os sócios da Galileo Educacional, ingressou com a ação na 5ª Vara de Justiça Federal no dia 28 de fevereiro.

No entendimento da Galileo Educacional, o processo de descredenciamento ocorreu por meio de "julgamento sumário, de natureza discricionária, em menos de 30 dias de abertura do processo administrativo". Para o grupo, a decisão foi desproporcional em relação aos problemas apresentados.

Os administradores sustentam ainda que o ministério tinha conhecimento da situação da instituição e do plano de reestruturação financeira que estava em curso para tentar salvar o grupo.

A Galileo ressalta, na ação, o fato de o descredenciamento ter ocorrido com semestre letivo em curso e também de a decisão do Ministério da Educação ter causado a demissão de 2.600 pessoas. Alega, ainda, que as instituições afetadas possuíam "comprovada qualidade acadêmica" e que faltaram critérios objetivos na pena de descredenciamento.

"O ato administrativo que aplicou a penalidade do descredenciamento da Universidade Gama Filho e da UniverCidade não exterioriza os motivos que levaram o MEC a aplicar a referida penalidade", afirmam os advogados na ação.

Ainda este mês, o Ministério da Educação vai confirmar as instituições escolhidas para receber, por meio de transferência assistida, os alunos das duas instituições descredenciadas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]