• Carregando...
Ponta Grossa abraçou a Ação Integralista Brasileira (AIB). | DOPS/PR/Rafael Athaides
Ponta Grossa abraçou a Ação Integralista Brasileira (AIB).| Foto: DOPS/PR/Rafael Athaides

Um Paraná pintado de verde. Durante os anos 30 um partido com caráter fascista surgiu no Brasil e encontrou adeptos em mais de 80% dos então 57 municípios do estado à época.

No Paraná, caça aos integralistas começou antes

O historiador e pesquisador Luiz Oliveira explica que um dos divisores de água para a criação da Ação Integralista Brasileira foi a viagem que Plínio Salgado fez à Europa em 1930. “Nesta viagem, teve a oportunidade de conhecer Benito Mussolini, momento que teria confidenciado seu interesse em criar algo parecido no Brasil”, relata. Não demorou para que o objetivo de Salgado se tornasse realidade. Em de outubro de 1932 foi fundada a AIB.

Mas, em 1937, com a deflagração do período ditatorial de Getúlio Vargas o partido deixou de existir. No Paraná, porém, a “caça” aos integralistas começou dois anos antes, conforme relata Rafael Athaides. A AIB foi proscrita no estado em 1936, mas desde meados 1935 vinha enfrentando os poderes locais. A repressão aumentou como resposta ao resultado das eleições municipais de setembro de 1935, quando o Integralismo mostrou ser uma força política nas urnas.

“Alegando ameaças à segurança do Estado, Ribas ordenou o fechamento de todas as sedes do Movimento entre março e dezembro de 1936; até seus ritos e minúsculos símbolos foram proibidos e ‘caçados’ pela polícia paranaense. Isso não impediu, contudo, que os militantes permanecessem mobilizados na clandestinidade até a reabertura”, relata o historiador.

A Ação Integralista Brasileira (AIB) reuniu comerciantes, intelectuais, jornalistas, dentistas, empresários em torno de um movimento que visava a criação de um estado integral, sem chances para o dissenso e contrariedade de ideais. Restaria um governo completamente autoritário sem espaço para a liberdade individual.

Claramente inspirados no fascismo italiano e no nazismo alemão, os camisas-verdes integralistas dominaram 48 núcleos municipais no Paraná, 86 núcleos distritais, 16 núcleos rurais e 5 núcleos em fase abertura em 1936. “Considerando que oficialmente havia 57 municípios e 149 distritos no estado, o avanço integralista foi, de fato, surpreendente”, ressalta o historiador Rafael Athaídes, que escreveu uma tese de doutorado sobre o assunto.

De acordo com o pesquisador, cerca de 40 mil paranaenses passaram a usar a camisa verde como “segunda pele” – no Brasil, foram cerca de 1 milhão. Em termos relativos, o Paraná era a 5.ª maior Província Integralista do Brasil. Tamanha força resultou em um bom desempenho eleitoral no estado.

Estima-se que nacionalmente o integralismo tenha eleito de 20 a 25 prefeitos, um deputado federal e quatro deputados estaduais.

Segundo Luiz Oliveira, doutorando em História e pesquisador do Grupo de Estudos do Integralismo, em 1935, AIB elegeu em vários municípios quase a metade da câmara municipal, além de dois prefeitos.

“O primeiro em Teixeira Soares, que foi o primeiro prefeito integralista do Brasil, o segundo em Rebouças em 1936, empossado após questões judiciais”, afirma.

O triunfo conferiu a Teixeira Soares o título de “Cidade Integralista”. De acordo com Athaídes, em cidades como Rio Negro e Ponta Grossa, metade das câmaras municipais vestiram a camisa verde.

Xenofobia e contradições

A xenofobia integralista se voltava contra o estrangeiro “não assimilado”.

Leia a matéria completa

Autoritarismo

Ele explica que a AIB era um projeto autoritário, pois na “nação integral” não haveria espaço para o diferente. “É o oposto de um Estado democrático”, afirma. O discurso e as práticas pautavam-se pelo nacionalismo, catolicismo e moralismo extremados, sintetizados no lema ‘Deus, Pátria e Família’.

O historiador Rafael Athaídes explica que assim como outros fascismos, o Integralismo mobilizou massas em amplas formações paramilitares, cujos maiores desfiles atingiram de 35 a 50 mil militantes uniformizados em marcha, sempre prontos a atuar em confrontos de rua. “A disposição para a violência estava presente, sem dúvida, mas os níveis atingidos no Brasil foram muito menores do que do fascismo italiano e do nazismo”, enfatiza.

Em muitos aspectos, as táticas integralistas no Brasil dialogavam com as utilizados por fascistas e nazistas. Uniformes, insígnias (o sigma), bandeiras, desfiles, concentrações e atos públicos – recursos de propaganda fascista e que definiam quem eram os ‘integrados’ nesses movimentos. Além do brado anauê acompanhado do braço direito espalmado.

Propaganda como arma

Uma das armas utilizadas pelos integralistas foi a publicidade por meio de uma vasta rede de imprensa, a Sigma Jornais Reunidos. Segundo Luiz Oliveira, dentre os jornais de maior expressão nacional destacam-se os cariocas A Offensiva e o Monitor Integralista e o paulista A Acção.

Contra o liberalismo e uma delirante crença

Como todo fascismo, o integralismo recusava os ideais de liberalismo e do marxismo, entendidos como “dois irmãos gêmeos disputando a herança do século XVIII e as promessas da Revolução Francesa”, nas palavras de Miguel Reale, teórico do Estado Integral. O historiador Rafael Athaides explica que “os integralistas entendiam que os partidos políticos e o voto, eram inimigos do projeto político nacionalista, autoritário e centralizador do movimento”.

Athaides ainda revela que a “necessidade do renascimento nacional “ era ancorada na “delirante crença na ‘Civilização Atlântida” perdida, que renasceria na América Latina”. Além disso, existia o princípio da liderança carismática, pessoal e autoritária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]